“Brincando com a Leitura”. Pelo nome o projeto já mostra que os alunos da Escola Estadual Francisco Cardoso Assumpção, em Ribeirão das Neves, aprendem a ler se divertindo. “Uma vez por semana, cada turma vai à biblioteca ler um livro. Depois que a história é conhecida, os pequenos são convidados a contá-la de uma forma diferente: por meio de colagens. É pelo desenho que os professores avaliam a compreensão dos alunos”, explica a diretora Keles Aparecida de Oliveira Campos. A ação, além de divertida, vem dando bons frutos. Um deles é o desempenho no Proalfa 2009. Na avaliação, a escola obteve um média de proficiência de 595,73. O resultado é superior ao de 2008, que foi de 549,9.
A diretora ainda destaca que o bom desempenho da escola é fruto de um trabalho que começou com a divulgação do Proalfa de 2008. “Quando recebemos as notas reunimos a nossa equipe de professores com a equipe do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). Há uma troca de experiências”, garante. O vice-diretor Gilmar Albino dos Reis ainda destaca que o incentivo não deve se limitar às paredes da biblioteca, nem das salas de aula. “Sempre pedimos aos pais nas reuniões que mostrem aos seus filhos hábitos de leitura. Se o pai tiver o costume de ler um jornal, ou de contar histórias ao filho, a criança terá um exemplo e um motivo para gostar de ler”, explica.
A parceria com os familiares e comunidade é outro ponto forte. A escola, que possui 900 alunos, sendo 159 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, integra o projeto escola Viva, Comunidade Ativa, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Agência Minas