O projeto Usina do Trabalho vai levar qualificação profissional para mais de 1600 alunos de escolas da rede estadual de Ribeirão das Neves. Os estudantes do 3° ano do ensino médio beneficiados pelo Programa Poupança Jovem, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), começam nesta segunda-feira (21) a se preparar para o mercado de trabalho, por meio dos cursos oferecidos pelo Usina do Trabalho.
Os jovens serão envolvidos em todo contexto do mundo profissional e serão qualificados para profissões como auxiliar de escritório, manutenção de microcomputadores, auxiliar de contabilidade, eletricista, técnico de vendas, estética, secretariado e recepcionista, auxiliar de escritório e eletricistas. A carga horária varia de 100 a 176 h/a, de acordo com a área.
De acordo com a coordenadora do Poupança Jovem, Roberta Kfuri, os cursos de qualificação serão um diferencial para estes alunos no mercado profissional. “Uma das grandes preocupações que temos é ajudar estes meninos no direcionamento profissional. Percebemos que muitos ainda não sabem o que vão fazer com o dinheiro. Os cursos oferecidos pelo Projeto Usina do Trabalho servirão como uma ponte para a escolha profissional deles. Uma das grandes vantagens oferecidas por estes cursos é que estes alunos vão adquirir muito mais que um bom currículo, mas também capital humano e cultural, para enfrentar o mercado profissional no futuro”.
Agência Minas