Alunos beneficiados pelo Programa Poupança Jovem, de Ribeirão das Neves, aderiram ao teatro como ferramenta para ensinar a população de Belo Horizonte a se prevenir contra a Influenza A. Com o objetivo de se tornarem multiplicadores das informações sobre a gripe, eles se juntaram ao grupo de teatro Saúde em Cena, nesta sexta-feira (4), na Estação Central do Metrô e participaram de apresentações teatrais com a temática da gripe.
Além de alertar para importância da prevenção e envolver jovens dos programas sociais do Governo de Minas na luta contra a Influenza A, a ação capacitou os dez estudantes do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Antônio Miguel Cerqueira Neto, em Ribeirão das Neves, para promover saúde através do teatro.
A estudante Isabella Balarine de Souza Nery, de 15 anos, é uma das dez alunas que encontraram no teatro uma forma diferente de ajudar os mineiros se prevenirem contra a gripe. “É gratificante poder interagir com a arte e passar informação. Às vezes a informação divulgada pela televisão não chega a todos de forma clara. Através do teatro podemos chamar a atenção das pessoas usando o entretenimento”, declarou.
Os estudantes foram envolvidos em uma oficina teatral para trabalharem técnicas de expressão corporal, voz e improvisação. O grupo apresentou a esquete sobre Gripe Suína para que os jovens participantes possam produzi-la como ferramenta de mobilização social nas escolas, bairros e espaços de convivência.
Enquanto aguardava o metrô, Nayara Nascimento de Freitas, de 20 anos, elogiou a ação. “Essa é uma maneira bacana para levar informação correta, promover conscientização e mudança na mente das pessoas” disse.
A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Desenvolvimento Social (Sedese). Quem passou pela estação também recebeu material informativo sobre as formas de prevenção da gripe.
Agência Minas