All for Joomla All for Webmasters

Sem precisar sair da cidade: estudantes de Ribeirão das Neves têm local de prova garantido no Seriado da UFMG 2026

Uma excelente notícia para os estudantes do Ensino Médio de Ribeirão das Neves que sonham em ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): a instituição confirmou o município como sede oficial de aplicação de provas do seu Processo Seletivo Seriado de 2026. A medida garante que os jovens nevenses realizem os exames na própria cidade, economizando com transporte e evitando o estresse do deslocamento até a capital ou outros municípios vizinhos.
O anúncio veio junto com a publicação do edital do programa, cujas inscrições estarão abertas entre os dias 15 de junho e 22 de julho (até as 17h), através do site da Copeve (Diretoria de Processos Seletivos da UFMG).

O Seriado da UFMG é o modelo de vestibular em que o candidato realiza provas ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio. Juntas, as notas acumuladas abrem as portas da universidade. Atualmente, a modalidade responde por 30% das vagas iniciais de graduação da UFMG — os outros 70% permanecem vinculados ao Sisu.

Logística facilitada para as escolas nevenses

De acordo com o edital publicado, duas etapas cruciais serão realizadas no fim deste ano, e ambas terão pontos de aplicação em Ribeirão das Neves:

No dia 12 de dezembro (sábado): Será aplicada a prova da 2ª Etapa (ciclo 2025-2027), voltada para os estudantes que já participaram da primeira fase no ano passado.
No dia 13 de dezembro (domingo): Será a vez da 1ª Etapa (ciclo 2026-2028), abrindo as portas para quem está iniciando o Ensino Médio agora e visa ingressar no ensino superior no ano letivo de 2029.

Segundo a pró-reitora de Graduação da UFMG, professora Sueli Coelho, manter e ampliar a rede de cidades-sede reforça o compromisso da instituição com a democratização do ensino. O objetivo é que o participante realize os exames "o mais próximo possível de seus domicílios".

O que o candidato de Neves precisa estudar?

Cada uma das avaliações do processo seriado contará com 45 questões objetivas cobrindo as quatro grandes áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Além disso, haverá a aplicação de questões discursivas interdisciplinares na modalidade escrita em prosa.
Para não ser pego de surpresa, os alunos das redes pública e privada de Ribeirão das Neves devem ficar atentos às leituras obrigatórias cobradas em cada ciclo:
Para quem fará a 1ª Etapa (Ciclo 2026-2028): Livros O quinze (Rachel de Queiroz) e Ideias para adiar o fim do mundo (Ailton Krenak), além da audição do álbum musical Txai (Milton Nascimento).
Para quem fará a 2ª Etapa (Ciclo 2025-2027): Livros São Bernardo (Graciliano Ramos) e Sobrevivendo ao racismo (Luana Tolentino), acompanhados do documentário audiovisual Balé de pé no chão – a dança afro de Mercedes Baptista.

Inscrições e pedidos de Isenção da Taxa
A taxa de inscrição foi fixada em R$ 150 por etapa. Estudantes nevenses que pertençam a famílias de baixa renda e que estejam devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção total do pagamento. O edital também prevê mecanismos de isenção parcial baseados no perfil socioeconômico do candidato. Os prazos específicos e os documentos necessários para a requisição do benefício devem ser conferidos diretamente na página oficial da Copeve/UFMG a partir do início do prazo de inscrições.

0
0
0
s2smodern

bg contorno