A Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (ANELCA) celebrou no último sábado (24), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação seu 13º aniversário. O evento contou com a participação de várias personalidades do mundo artístico e literário, e marcou a posse de novos acadêmicos e sócios. Além disso, houve uma homenagem aos acadêmicos, cidadãos nevenses e escritores, que receberam a medalha Ilka Maria Munhoz Gurgel.
O presidente da Anelca, Mauro Morais, destacou a visita de escritores de várias partes do país e o grande apoio que a entidade recebeu durante as comemorações. "Ficamos muito satisfeitos com tudo, com a qualidade das apresentações. A festa do 13º aniversário veio como um presente muito bonito, por todos os presentes que são pessoas muito especiais, com gente de Belém do Pará e de várias cidades do interior", disse. O presidente fez questão de agradecer o apoio dos alunos da E. E. Henrique de Souza Filho, do bairro San Genaro, participantes do Poupança Jovem, que fizeram o cerimonial.
Na ocasião, houve também o lançamento da 6ª Coletânea Anelca em Prosa e Verso, que reúne textos de 33 escritores. De acordo com Silvio Cerceau, editor da Literato e responsável pela publicação, a Coletânea é uma mistura do padrão dos trabalhos já conhecidos da Academia e dos novos estilos acrescentados por novos autores. "São belos contos que remetem à nostalgia, dos acadêmicos e de vários convidados". De acordo com Silvio, a obra foi a única no Brasil a ser lançada nos formatos impresso e digital (e-Book), disponível no site www.anelca.com.br.
Silvio informou ainda que para 2013 estão previstas várias ações em conjuntos com a Anelca, incluindo cerca de 15 publicações e campanhas de incentivo à leitura nas escolas do município. Ainda segundo o editor, a Literato irá abrir um escritório editorial em Ribeirão das Neves para atender à crescente demanda de autores locais.