A abertura da I Feira Literária de Ribeirão das Neves deixou o público encantado com a apresentação do Coral Infanto-Juvenil do Palácio das Artes e com a exposição de livros no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Neves. O evento acontece até sábado (10) com diversas atrações culturais, como oficinas, exposições, palestras e apresentações.
O prefeito Walace Ventura destacou o empenho da Secretaria de Cultura para a realização do evento e o brilho das manifestações culturais que, segundo ele, "mostram que a educação, no que diz respeito a esse contexto cultural, tem que fazer parte da nossa vida". O prefeito destacou ainda que já está em discussão com a equipe técnica a ampliação da Feira Literária para o próximo ano.
A secretária de Cultura, Lurdinha Menezes, avaliou o projeto como ousado, uma vez que o desafio é aumentar o número de livros que os estudantes nevenses lêem por ano. De acordo com a secretária, as estatísticas apontam que a média de leitura do brasileiro ao ano é de 1,8 livro, enquanto a meta é de 4. "Apesar de o Salão Paroquial estar situado no centro da cidade, fizemos uma estratégia com muitos parceiros e estamos trazendo o público escolar de várias regiões da cidade. Isso mostra a responsabilidade com o futuro das crianças nevenses através da ação do poder público em estimular o hábito da leitura, o que nem sempre é feito pelos pais", destacou.
O presidente da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (Anelca), Mauro Morais, enfatizou a parceria entre Secretaria de Cultura e a Acacemia para a realização do evento. "Para nossa alegria tem vindo muitos alunos das escolas municipais e estaduais, que abrilhantaram muito o evento, prestigiando as palestras, oficinas, o que faz com que os jovens tenham uma visão diferente do livro ao adquirir um exemplar ou ao assistir uma palestra", afirmou.
Rodeio Show e Parque de Exposições
O prefeito Walace Ventura revelou que estão sendo tomadas medidas para ampliar e melhorar o Rodeio Show de 2012. Ao comentar a necessidade de um espaço adequado à realização de eventos desse porte na cidade, Walace Ventura disse que foi feito um projeto para a implantação de um Parque de Exposições em Ribeirão das Neves, atráves de Emenda Parlamentar, junto ao Ministério da Cultura. O processo, no entanto, não obteve aval da Caixa Econômica Federal, o que não desanimou o chefe do executivo municipal. "É um projeto de 5 milhões de reais, o município não tem condições de erguer isso sozinho e buscamos parceiros. Ainda está no nosso plano de governo, vamos correr atrás dessa conquista nesse último ano de mandato", afirmou.