Brincadeiras e diversão para as crianças e comemorações religiosas marcam o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, em Minas Gerais. A Secretaria de Turismo (Setur) oferece um calendário bem variado de atrações e eventos para quem quiser aproveitar o curto feriado em Belo Horizonte ou se aventurar pelo interior.
Diversão no parque
O Parque das Mangabeiras recebe, até o dia 12 de outubro, a 25ª edição do Fantástico Mundo da Criança, com o tema “Descobrindo BH e os cantinhos de Minas”. Os pequenos poderão curtir gratuitamente espetáculos circenses, musicais, teatro de bonecos, oficinas de dança e educação ambiental, rua de lazer e contação de estórias.
Além da programação especial, os visitantes também podem fazer as trilhas ecológicas do parque. De acordo com a Fundação de Parques Municipais, a expectativa é de que 80 mil pessoas passem por lá no feriado. Mais informações: www.pbh.gov.br/parques ou (31) 3277-8277.
Entretenimento e cultura
Na véspera do feriado, o projeto Terças Poéticas terá a participação especial do coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes, em homenagem ao Dia das Crianças. No dia 12, o Cine Humberto Mauro apresenta a Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Mumia), boa pedida para os adultos apaixonados por desenhos animados. Mais informações no site da Fundação Clóvis Salgado.
O Circuito Cultural Praça da Liberdade também tem ótimas opções para aproveitar o dia livre. O planetário do Espaço TIM UFMG do Conhecimento fascina crianças e adultos. O Memorial Minas Gerais apresenta a obra de artistas como Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. No Museu das Minas e do Metal é possível conhecer a história do Estado através da mineração e da metalurgia.
O Mercado Distrital do Cruzeiro também preparou uma surpresa para o Dia das Crianças. O universo circense toma conta do lugar e a criançada vai poder se deliciar com doces e se divertir com palhaços.
Já a 60Km da capital, o Instituto Inhotim, considerado um dos maiores museus contemporâneos a céu aberto do mundo, oferece um grande conjunto de obras de arte em meio a um jardim botânico de rara beleza. O acervo abriga mais de 500 trabalhos de artistas nacionais e internacionais e é o lugar ideal para aliar conhecimento e lazer. Mais informações: www.inhotim.org.br
Esporte
As famílias fãs de futebol podem conferir o jogo entre América Mineiro e Ceará, pela 29º rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Mais informações: Assessoria América Mineiro - (31) 3427-1819.
Passeio nas grutas
Outra opção interessante pertinho de BH é o Circuito Turístico das Grutas, cujas formações encantam pela grandiosidade e beleza espeleológica. A Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, é considerada o berço da paleontologia brasileira, foi utilizada pelo homem pré-histórico como abrigo e guarda pinturas rupestres que comprovam sua passagem por lá.
A Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, possui 220m de extensão, com estalagmites, estalactites e cascatas de pedras calcárias surpreendentes. No quarto salão da gruta destacam-se formações raras, como duas colunas perfeitamente cilíndricas e harmônicas compostas de belos cristais de calcita.
A Gruta da Lapinha, a 53Km de BH e próximo a Lagoa Santa, é um lugar cuidadosamente esculpido pela natureza. Visitar a gruta, que tem 511m de extensão, é também viajar pela história do dinamarquês Peter Lund, pai da paleontologia no Brasil, que descobriu mais 12 mil fósseis, inclusive no local. Horários de funcionamento e preços: (31) 3775-2329.
Diamantina
Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade de Diamantina recebe, de 8 a 12 de outubro, o Festival de História, que prestigia a produção literária e artística, com filmes, apresentações culturais, cortejos pelas ruas e becos do centro histórico, debates, oficinas de História, educação patrimonial e teatro. No dia 12, na praça do Mercado Velho, a manhã será dedicada às crianças, com atividades lúdicas e contação de estórias. Programação completa: www.festivaldehistoria.com.br
Religiosidade
No dia da Padroeira do Brasil, Ouro Preto mantém a tradição religiosa do Estado. Serão celebradas missas das 6h às 10h, no santuário Nossa Senhora da Conceição. Também haverá o cortejo até a capela de Nossa Senhora Aparecida, onde serão encerradas as comemorações.
Em Mariana, as celebrações acontecem na Catedral da Sé, às 7h, e na Igreja Nossa Senhora Aparecida, às 9h, seguidas de cavalgada pelas ruas da cidade histórica. A partir das 13h, a comunidade faz a Recitação dos Mistérios do Rosário. As comemorações se encerram às 17h, com outra missa na Catedral da Sé e procissão com a imagem da Padroeira.
Agência Minas