O escritor Osvaldo França lançou, na última sexta-feira (10), em cerimônia realizada na Câmara Municipal, seu primeiro livro: "A Casa".
O livro é uma coletânea de poesias relacionadas a uma moradia. O título é, segundo Osvaldo, uma metáfora de uma casa, representando as pessoas e o mundo, templos de Deus.
De acordo com autor, a publicação engloba todos os sentimentos que acontecem dentro de uma casa, cheio de diversidade, filosofia e paradoxos: "Escrevo para os meninos de rua, poesias românticas, sobre desamores da vida e questões sociais. Escrevo não só pelas coisas ruins, mas pelas coisas boas também", disse.
O interesse pela literatura, segundo ele, vem desde a infância: "Meu pai comprava livros da literatura de Cordel e tinhamos que ler e contar as histórias para ele", revelou. A ideia de escrever o próprio livro veio ao tomar posse de uma cadeira na Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (ANELCA), após ganhar um concurso de poesias promovido pela própria Academia.
Além de membro da ANELCA, Osvaldo trabalha na Vigilância Sanitária de Ribeirão das Neves e leciona matemática na rede estadual de ensino.
O professor e escritor Mauro Morais, presidente da ANELCA, avaliou o trabalho do acadêmico: "O lançamento desta nova obra constitui mais um passo muito importante na efetivação das politicas públicas de cultura da Anelca, do município e do estado. O belo livro contém poemas de excelente qualidade e seu lançamento na Câmara foi muito prestigiado", comentou.
Estiveram presentes a Secretária de Governo, Anete Ceci Peixoto, o Secretário de Segurança, Trânsito e Transportes e vice-presidente da ANELCA, Maurílio Laureano, a Secretária de Cultura, Lurdinha Menezes, e os vereadores Fabiano Diniz, Lelo e Valter Bento, além da comunidade que também prestigiou o evento.
Após o lançamento, foi oferecido um coquetel no Restaurante Zico's II, onde o escritor autografou os livros e pôde conversar com os seus novos leitores.