É esse o desafio que o jornalista Mário Marinho se propôs ao escrever o livro "Velórios Inusitados" recém lançado em São Paulo e Belo Horizonte.
Jornalista de larga experiência, começou a trabalhar profissionalmente na Imprensa Oficial de Belo Horizonte e como jornalista no extinto Diário da Tarde com passagem muito bem sucedida por uma das mais festejadas experiências do jornalismo brasileiro, o Jornal da Tarde, o mineiro Mário Marinho, da cidade de Ribeirão das Neves, também fez história em muitos outros veículos de comunicação, além de presidir a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo durante 10 anos, em dois períodos distintos. Atualmente, dirige a redação da revista Show de Bola, além de manter um blog: www.blogdomariomarinho.blogspot.com. E agora está lançando seu segundo livro. O primeiro foi "Paulo Marinho, a história de uma vida", que ele qualificou como reportagem biográfica, onde retrata a vida do pai e conta também passagens históricas sobre a inauguração de Belo Horizonte e da Penitenciária Agrícola de Neves.
Marinho fala sobre seu novo livro:
- A morte é o segundo evento mais importante na vida do ser humano - o primeiro é o nascimento. É um momento que traz tristeza e muita dor. Por isso, tem que ser tratado com todo respeito. Mas os velórios costumam produzir situações inusitadas e, muitas vezes, cômicas. Eu busquei esse lado. Não faço humor negro, mas registro os casos que fazem rir.
A inspiração para o livro veio de uma reportagem que ele escreveu para o Diário da Tarde, de Belo Horizonte, no início da carreira no longínquo ano de 1966. Um operário é surpreendido com a publicação da notícia de sua própria morte por um jornal de grande circulação. A esposa, aflita, liga para saber se o marido está vivo e pede que ele volte para casa, pois "começam a chegar pessoas para o velório". Daí, seguem-se diversas situações inusitadas e cômicas.
A partir dessa história verdadeira, Marinho passou dois anos pesquisando diversos casos que, num texto leve e saboroso, compõe o livro "Velórios inusitados", 173 páginas, R$ 33,00 que pode ser comprado no site da própria editora: www.saeditora.com.br.