No próximo sábado, 30 de agosto, o movimento social negro Frente Negra Ribeirão das Neves realizará dois importantes eventos para marcar o encerramento do “Agosto Negro”, mês simbólico de resistência e luta contra o racismo.
A data, criada nos Estados Unidos em 1979 em memória dos presos políticos negros, é celebrada também no Brasil como um período de reflexão, celebração da cultura negra e promoção de políticas voltadas à juventude negra, como o Plano Juventude Negra Viva (PJNV).
Encontro Afrocentrado
O primeiro evento do dia será o III Encontro Afrocentrado, que acontecerá das 8h às 14h, na Escola Estadual do Rosaneves (Rua das Tulipas, 21 – Rosaneves).
Idealizado pela ativista Alê Gonçalves, o encontro é realizado em parceria com a Associação da Diversidade e reúne expressões culturais negras como capoeira, blues, hip-hop e samba de malandro, além de formações sobre temas como letramento racial. A programação inclui ainda o Plantão Psicológico e Psicossocial Akoben, voltado para pessoas negras vítimas de racismo.
Sarau Antirracista “(R)Existo!”
À noite, a partir das 18h30, será a vez do IV Sarau Antirracista “(R)Existo!”, no Parque Ecológico de Ribeirão das Neves (Rua Libério Augusto Guimarães, 892 – Várzea Alegre).
O sarau é idealizado pela ativista Andréia Antônia de Jesus e reunirá poesia, música e outras expressões artísticas em uma grande celebração da identidade e da resistência negra.
A Frente Negra Ribeirão das Neves integra a rede Selo Akoma Ntoso, que articula coletivos negros de todo o estado de Minas Gerais.