“Flores em poemas e aquarelas” sensibiliza os leitores para a beleza das flores em um momento em que a humanidade precisa reescrever sua relação com a natureza.
O livro "Flores em poemas e aquarelas", nova obra da escritora Nevense, Delba Menezes, conjuga a riqueza do gênero poesia com a beleza das artes plásticas. O texto é organizado em ordem alfabética, compondo o alfabeto da Língua Portuguesa com a letra inicial do nome da flor de cada poema.
Muitas das espécies de flores apresentadas são comuns nos jardins das cidades e apresentam os nomes populares com os quais a maioria é conhecida. Segundo a autora, o livro está escrito de forma singular, com beleza poética, em linguagem acessível, inspirado na contemplação desses admiráveis exemplares da flora. Os poemas carregam uma profundidade reflexiva a partir da natureza de cada flor, reitera. O livro é ricamente ilustrado em 26 aquarelas do artista plástico, Chico Martins, de Belo Horizonte.
Atualizado com o momento em que o nosso planeta sofre com as mudanças climáticas e toda sorte de desequilíbrio da natureza, em função da ação humana, um produto cultural com a temática de flores e suas imagens se torna uma ferramenta para a formação da consciência ecológica e para a aproximação das pessoas com as questões ambientais.
O livro será lançado na semana que antecede a entrada da primavera, em um sarau, com narração artística dos poemas pela autora e com a participação da plateia, de forma interativa. A produção literária e de outras linguagens artísticas em Ribeirão das Neves estampa para dentro e para fora do município uma visão positiva da localidade, promovendo a imagem social do município.
O livro será lançado no dia 21 de setembro, às 16h, no Cine Teatro Popular, no bairro Tony, Ribeirão das Neves e é aberto ao público, com entrada gratuita.
Sobre a obra:
" Flores em poemas e aquarelas" nos presenteia com poemas profundos, delicados e sensíveis, que nos fazem parar, fechar os olhos, respirar fundo e sentir o perfume das plantas."
Cláudia Ferrari-RJ, escritora e bióloga, Mestra em Biodiversidade.
Trecho da obra:
“Açucena, meu bem,
veio da Ásia,
carregando os seus mistérios.
São mil e uma noites
desdobradas em cada pétala”.
Quem é Delba Menezes
“Escrever sobre flores é uma forma de contemplar a vida em sua poesia cotidiana.”
Delba Menezes é natural de Ribeirão das Neves-MG, escritora, com publicações em literatura infantil, contos, e poesia. É formada em Comunicação Social, Psicologia e Gerontologia. Atualmente dedica-se à literatura, à narração e às oficinas de contação de histórias.
Livros publicados:
* Caraminholas de Zé Prequeté, (2007), Paulinas Editora, SP.
* A bruxa que caiu em tentação (2009), Editora Literato, BH;
* Os três Pituchicos (2019), Páginas Editora, BH;
* Contos de Mineiro, uai, sô! (2020 e 2a edição, 2022), Páginas Editora, BH;
* Três contos em cocorês (2021), Páginas Editora, BH.
Redes sociais: Instagram:@delbamenezes1
Facebook: Delba De Avelar Menezes
Serviço:
Lançamento do Livro e sarau literário “Flores em poemas e aquarelas” de Delba Menezes
Dia: 21 de setembro de 2024
Horário: 16h
Local: Cine Teatro Popular, rua do Comércio, nº 225, bairro Tony - Ribeirão das Neves
Informações: (31) 99590-7594
Livro: “Flores em poemas e aquarelas”
Delba Menezes
Ilustrações de Chico Martins
Literíssima Editora
48 páginas, ilustrado em cores
www.literissima.com.br
Projeto executado com recursos da Lei Paulo Gustavo de Ribeirão das Neves pelo edital 240/2023.