Veronica Manevy/Imprensa MG
O governador Fernando Pimentel entregou nessa segunda-feira (26), em cerimônia realizada no Palácio Tiradentes, Belo Horizonte, o primeiro lote com 134 novas viaturas locadas que atenderão departamentos da Polícia Civil de Minas Gerais em 33 municípios, incluindo Ribeirão das Neves.
"Nós conseguimos, com grande esforço, entregar essas viaturas. Mas não destaco só a entrega das viaturas em si. É, de fato, uma mudança do modelo. Estamos adotando a frota alugada, que a Polícia Militar já está usando. Eu creio que é um modelo muito mais eficiente, muito mais operacional do que a gente ter frota própria. Quem é delegado, investigador de polícia, escrivão, enfim, quem está na atividade policial sabe disso", afirmou o governador.
De acordo com o Governo do Estado, a entrega dos veículos atende às demandas colhidas durante os Fóruns Regionais de Governo, especialmente nos Territórios de Desenvolvimento Metropolitano e Oeste. A renovação da frota ainda atende às necessidades do Programa de Renovação e Gestão da Frota da Polícia Civil de Minas Gerais, cujas diretrizes são a gradual renovação e a modernização da frota institucional, levando em consideração a melhor adequação dos veículos às atividades a que se destinam e, principalmente, contribuir para a melhoria do policiamento preventivo e repressivo, das investigações, do transporte de custodiados e dos bens apreendidos.
Critérios
De acordo com o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral João Octacílio Silva Neto, são vários os critérios adotados para a escolha dos municípios contemplados com as novas viaturas, passando pela avaliação do estado da frota existente, pelo índice de criminalidade e a necessidade de cada região. "O índice de criminalidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, é mais alto, e as viaturas aqui, por consequência, são mais utilizadas. Então, existe uma necessidade de substituição maior. Por isso vamos começar a substituição por aqui", afirmou.