Em cerimônia realizada no 40º Batalhão da Polícia Militar, nessa terça-feira (23), foi comemorado o primeiro ano de funcionamento do sistema de vídeomonitoramento do "Olho Vivo" emRibeirão das Neves. Na solenidade foram entregues a funcionários certificados pelo bom serviço prestado durante os últimos 12 meses de atuação do projeto.
O projeto consiste na potencialização da presença da Polícia Militar nos dois grandes corredores de Ribeirão das Neves: a avenida Denise Cristina da Rocha, em Justinopolis, e a rua Ari Teixeira da Costa, no centro da cidade, sendo ambos monitorados 24 horas, todos os dias da semana. As duas vias compreendem áreas de atividades comerciais, esportivas e culturais, utilizada por grande parte da comunidade nevense.
O sistema de vídeomonitoramento no município teve início em meados de 2014, com sua inauguração efetiva em 15 de agosto de 2015. O programa é fruto de parceria do governo do Estado, através do quadragésimo batalhão e do executivo municipal.
Segundo dados da PM, em análise de incidência criminal demonstra que o sistema reduziu em 21% o número de ocorrências nas áreas onde o vídeomonitoramento está implantado. O monitoramento realizado por câmeras é considerado uma das mais potentes ferramentas que auxilia no policiamento ostensivo, tendo como objetivo assegurar a integridade das pessoas e do patrimônio privado e público, inibindo a ação de infratores.