Ribeirão das Neves recebeu, na última sexta-feira (6), 43 viaturas novas para o trabalho da Polícia Militar no município. A iniciativa faz parte de um contrato de locação firmado pelo Governo do Estado e que vai contemplar 247 cidades mineiras. As viaturas serão utilizadas nas quatro companhias de polícia espalhadas pela cidade. Parte da frota foi levada para a principal praça da cidade em um ato simbólico para apresentação dos carros à comunidade.
De acordo com a Prefeitura, a iniciativa faz parte da estratégia da PM para garantir maior efetividade da defesa social junto à população. Além da renovação da frota, o objetivo é aumentar a sensação de segurança dos moradores nevenses. Outro ponto importante é a redução dos índices de criminalidade, além de maior agilidade nos atendimentos da corporação.
Segundo o comandante do 40° Batalhão, Ten. Cel. Evandro Borges, a nova frota será utilizada nas três regiões do município e permitirá que a PM realize ações importantes na cidade. "Tínhamos uma frota já bastante desgastada pelo tempo utilizada e precárias para o trabalho. Com a chegada dos novos veículos teremos a oportunidade de potencializar o policiamento preventivo no município e trabalhar para geração de segurança aos moradores", disse.
O secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Leonardo Oliveira, destacou as ações que a PM tem realizado com a Guarda Municipal e tem contribuído com a segurança pública na cidade. "Regularmente temos feito blitzes com a Polícia Militar que tem tido resultados importantes. Percebemos que nos locais onde realizamos essas operações tem sido menor o número de ocorrências. A presença das forças de segurança nas ruas passa tranquilidade para a população", avaliou.
A prefeita Daniela Corrêa (PT) enfatizou a responsabilidade pela segurança pública é do Estado, mas que o município tem ajudado no combate à criminalidade. "As câmeras do Olho Vivo na cidade são um exemplo do trabalho adotado em conjunto entre a PM e Guarda Municipal que tem contribuído significativamente neste aspecto. O auxílio dos militares nas operações para conter invasões também tem sido muito importante. Temos a Polícia Militar como parceira, fortalecendo o serviço em ambas as partes", afirmou.
Protestos
A cerimônia de entrega das viaturas foi alvo de protesto dos servidores municipais, especialmente da educação. Sindicalistas e profissionais de ensino cobravam do Executivo o pagamento dos salários no 5º dia útil do mês. A prefeita Daniela chegou a interromper sua fala pedindo compreensão dos manifestantes prometendo recebê-los depois do evento.