A Secretaria de Defesa Social (Seds) publica, neste sábado (30), no Diário Oficial do Estado, o resultado da terceira etapa (teste psicológico) dos concursos públicos para a contratação de 4.373 agentes penitenciários e socioeducativos. Na semana seguinte, os aprovados serão convocados para a quarta etapa do processo (investigação social e avaliação de conduta ilibada).
A retomada dos concursos públicos para agentes penitenciários e socioeducativos, iniciados em 2013, acontecem após paralização desde dezembro do ano passado, quando a gestão anterior contingenciou recursos, impossibilitando o andamento dos processos.
"Estamos atacando com prioridade todas as questões afetas ao sistema prisional e socioeducativo. Conseguimos a liberação desse recurso, mesmo ele não estando na previsão orçamentária, porque entendemos a importância da entrada desses profissionais no Sistema de Defesa Social", destacou o secretário Bernardo Santana.
O secretário também ressaltou que os profissionais que estão sendo demandados são fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual firmado pelo governo anterior no ano de 2010 e cujo processo de seleção só foi efetivamente iniciado em abril de 2014, com a aplicação das provas da 1ª etapa.