Em cerimônia realizada nessa segunda-feira (18), a Prefeitura de Ribeirão das Neves oficializou troca de comando da Guarda Civil Municipal e a entrega de armas não letais a serem utilizadas pela corporação. A solenidade foi presidida pela prefeita Daniela Corrêa (PT), que também entregou motos zero-quilômetros e bicicletas para serem utilizadas pela corporação.
De acordo com o executivo, a utilização de armas não letais representa um grande avanço para o trabalho realizado pela Guarda Municipal, uma vez que um disparo a uma distância de até seis metros imobiliza temporariamente uma pessoa em cinco segundos sem, contudo, colocar em risco nenhuma vida. Foram entregues 23 armas tipo Spark, espirgadores de pimenta e granada.
Para a prefeita Daniela, a Guarda Municipal tratá, partir de agora, mais segurança à população. "A guarda teve um grande avanço, com fardamento novo, viaturas equipadas, e entregamos três novas motos, seis novas bicicletas, armamento não letal, dando condições à guarda de exercer sua tarefa tão nobre que é cuidar de nossa cidade", disse em entrevista ao radialista Edelson Augusto, da rádio Conexão Neves.
A prefeita afirmou ainda que a Guarda Municipal será responsável por monitorar as 32 câmeras do Olho Vivo em Ribeirão das Neves, que estarão em funcionamento em breve em vários pontos da cidade, principalmente nos centros comerciais.
Novo comando da Guarda Municipal
Primeira mulher a assumir o comando da Guarda Municipal, a comandante Luciana Jardim de Souza Martins foi homenageada pelos serviços prestados durante os dois anos em que esteve à frente da Guarda. A corporação será comandada a partir de agora por Ivanildo de Oliveira Moura.