Ribeirão das Neves vai ganhar, em breve, 32 câmeras do programa "Olho Vivo". Os equipamentos, que começaram a ser instalados nesta quinta-feira (21), vão monitorar os centros comerciais das regiões Centro e Justinópolis. Os locais foram escolhidos após a realização de um levantamento de dados por parte da Polícia Militar.
De acordo com a Prefeitura, a intenção do "Olho Vivo" é oferecer maior segurança aos comerciantes, consumidores e pessoas que passam pelos locais. As câmeras vão funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. O monitoramento será feito por meio de uma gestão compartilhada entre funcionários da administração municipal e a PM, que entrará em operação assim que a instalação for concluída.
A instalação faz parte do convênio assinado entre a Prefeitura de Ribeirão das Neves e a Secretaria de Defesa Social no ano passado, que previa, além desse programa, a implantação de um Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC), inaugurado em julho na região de Justinópolis.
Programa Olho Vivo
O programa Olho Vivo consiste no videomonitoramento de imagens geradas por câmeras estrategicamente distribuídas em regiões com altos registros de ocorrências de criminalidade contra o patrimônio, sendo uma ferramenta de prevenção e repressão deste tipo de delito.