A emergência sempre foi vista como sinônimo de pânico. E é justamente o pânico que pode fazê-la tornar-se uma questão de vida ou morte. De uma ferida simples a uma parada respiratória, é consenso que todas as emergências devem ser resolvidas com calma. Porém, é preciso saber como agir.
Segundo os especialistas, a segurança de saber o que fazer pode mudar completamente o resultado de um acidente, dentro ou fora de casa. É o momento de ouro, quando, além de não entrar em pânico, a pessoa tem que decidir que cuidados adotar antes de encaminhar uma vítima para o pronto-socorro ou enquanto aguarda, no local, a chegada de ajuda especializada.
E pensando em todas essas questões, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Ribeirão das Neves, em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, está capacitando os seus profissionais. Até o dia 15 de fevereiro, das 8h às 12h, a Defesa Civil está promovendo no auditório da Secretaria Municipal de Saúde o curso de Resgate Básico. A qualificação está envolvendo a Guarda Civil Municipal, voluntários da Defesa Civil, Agentes de Trânsito e convidados.
De acordo com o coordenador Sandro Nogueira, o objetivo é capacitar estes profissionais para prestar primeiros socorros às vítimas de acidentes diversos. A capacitação está sendo ministrado pelo Sargento Gláucio Gomes da Silva e o cabo Alexandre Augusto Ferreira Machado, sob a coordenação do 2º Tenente, Bruno França Gonçalves.