O uso do cerol (mistura de vidro e cola) é proibido, mas muitos adolescentes ainda insistem em soltar papagaios desta maneira. Neste domingo (10), estudantes do ensino médio de escolas da rede estadual de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) vão fazer uma campanha contra o uso do cerol, que pode causar acidentes graves, especialmente em motoqueiros. A atividade será realizada no Parque Ecológico de Ribeirão das Neves, que fica na rua Libério Ferreira Guimarães, s/nº, bairro Várzea Alegre, das 8h às 12h.
Cerca de 300 alunos do programa Poupança Jovem devem participar da mobilização. A iniciativa integra as ações do programa e faz parte do Festival de Papagaios, promovido pela prefeitura do município.
Criado em 2007, o Poupança Jovem tem como foco os estudantes do ensino médio da rede pública estadual, que residem em municípios com alto índice de evasão escolar, violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Atualmente, o programa atende a mais de 67 mil estudantes em oito municípios: Ribeirão das Neves, Ibirité, Sabará, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Juiz de Fora, Montes Claros, Esmeraldas.
Incentivo
Cada aluno que participa do programa recebe uma bolsa no valor de R$ 3 mil ao final dos três anos do ensino médio, depositados nominalmente pelo Governo de Minas. O jovem só recebe o recurso depois de ter concluído regularmente os estudos, além de ter cumprido todas as metas e obrigações estipuladas durante o período de permanência no programa.
Ao longo dos anos de formação, os estudantes têm o rendimento escolar acompanhado e participam de atividades extracurriculares oferecidas pelo Poupança Jovem, como cursos de capacitação profissional e inclusão digital.
Agência Minas