O bairro Nova Pampulha fica nos limites dos três municípios, e os moradores ficam em dúvida a qual prefeitura recorrer. O problema fica claro quando moradores recebem suas contas de energia elétrica e de água, numa constando endereço de Ribeirão das Neves, e noutra Belo Horizonte.
Na Rua 16 grandes buracos obrigam os veículos a invadir a contramão. Os moradores reclamam que os buracos aparecem e ninguém os tapam, além de não haver varrição das ruas. Os comerciantes dizem que pagam o IPTU para Ribeirão das Neves, mas, no ano passado, os moradores tiveram que brigar com a prefeitura para receber investimentos.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão das Neves reconhece que parte do local pertence ao município e admite que há problemas nas vias do bairro, mas alega falta de recursos financeiros para fazer as obras. Ainda de acordo com a administração municipal, está prevista, até o final do próximo mês, uma operação tapa-buracos no local, mas o serviço de varrição é restrito para as áreas comerciais.
Segundo o secretário de Administração da Regional Pampulha, Osmando Pereira da Silva, será feita uma revisão de manutenção das vias no Bairro Nova Pampulha. Ele esclarece que a comunidade que mais sofre com o conflito de divisas é o Confisco, pois quando foi urbanizado, não foi levado em conta os limites dos municípios. “A divisa atravessa quintais e residências”, diz.
O assessor especial da Regional Nacional de Contagem, Jorge Idrahim, negou os problemas na parte do Bairro Nova Pampulha que pertence ao município e disse que os conflitos de divisas acontecem de fato no Bairro Xangri-lá. “Fazemos acordos verbais com outras cidades, mas os moradores cobram de nós”.
A assessoria de imprensa da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte afirma que quem define os limites das cidades é o Instituto de Geociências Aplicadas (IGA) do Governo do Estado. Para amenizar a situação a médio prazo, no início do próximo ano será lançado um sistema virtual georreferenciado, por meio do site do órgão, que definirá as divisas dos municípios da RMBH. O programa receberá dados das prefeituras e poderá servir para consultas que darão fim às dúvidas de endereços.
hojeemdia.com.br