Ribeirão das Neves está localizada na Região Metropolitana Belo Horizonte, distante 32 quilômetros a Noroeste da capital de Minas Gerais. A cidade possui uma superfície de 151 km2, apesar de alguns registros constarem 154 km2, e tem como limites os municípios de Pedro Leopoldo, Vespasiano, Esmeraldas, Contagem e Belo Horizonte.
Solo
O solo de Ribeirão das Neves já sofreu várias transformações, fenômeno chamado de intemperismo. Os resíduos de granito (arenoso) e da alteração de feldspato e mica (argiloso) deram origem ao solo da cidade. Por ter um solo arenoso, parte da região fica vulnerável à erosão.
Relevo
Ribeirão das Neves possui baixas altitudes com médias em torno de 800 a 900 metros, considerados, assim, como morros, colinas e planícies.
As maiores elevações do relevo destacam-se na região onde situam-se os bairros Vale das Acácias, Vale do Ouro, Veneza, Metropolitano, Vereda, San Marino, San Genaro, Sevilha, Jardim Colonial, Neviana, Savassi, Menezes, Labanca, Vera Lúcia e Kátia.
As planícies destacam-se em grandes extensões, próximo ao Ribeirão das Areias e nos bairros Esperança, Cerejeiras, Flamengo, Paraíso das Piabas, Várzea Alegre, Papine, Guadalajara, Girassol e Esplanada.
Clima
O município possui clima tropical de altitude, com médias entre 19 e 22 graus centígrados. É um clima agradável, proporcionado pela existência de grandes extensões de vegetação e pelo fato do relevo estar distribuído de maneira proporcional. O índice de chuvas na região oscila entre 1150 a 1450 mm (anualmente).
Vegetação
A vegetação é determinada por alguns fatores, como clima, solo e relevo, que determinam o tipo de vegetação de uma região. Nosso município, no século XVIII, possuía floresta tropical de mata ciliar, hoje temos uma vegetação de transição, com a presença de cerrado, predominante, e a vegetação rasteira, que é utilizada como pastagem natural.
Hidrografia
O município possui uma rede hidrográfica importante, sendo as águas que cortam Ribeirão das Neves é de grande relevância no contexto hidrográfico de Minas Gerais, sendo composta pela bacia hidrográfica do Ribeirão da Mata, por águas que contribuem para a formação do Rio das Velhas – de grande importância para o estado - e do Rio São Francisco, importante para todo o país.
O maior ribeirão é o do Areias, formado pelos córregos Canoas, Piabas e Mata dos Porcos. O Ribeirão das Neves, que corta a região central do município, é formado pelos córregos da Mata, da Água Fria, Cacique, Café, Hortinha e Ferreirinha.
População
Segundo estimativas do ano de 2008, a cidade conta com uma população de cerca de 340.033 habitantes.