O artista José Jacinto Neto, o "Zé do Poço", realiza, nesta sexta-feira (10) e no domingo (12), o "Protesto II". Na programação, ele sairá da casa dele, no bairro Landi, em Ribeirão das Neves, às 8h, a pé, puxando o carrinho de reciclados com o qual trabalha e vai percorrer cerca de 22 quilômetros até a sede do Teatro Espanca, no Centro de Belo Horizonte.
Segundo Zé do Poço, a caminhada em protesto será contra as "desumanidades" e contra a indiferença da mídia com a arte popular. O protesto é também "pelo choro da despedida", pelas misérias humanas, pelos indigentes.
O trajeto será filmado e deve se transformar em um documentário, conforme revelou ao jornal Hoje em Dia. Chegando ao teatro, haverá exibição de filme, exposição de trabalhos e leilão de trabalhos de Zé do Poço a preços populares.
Músico, pintor, videomaker, escritor, ilustrador, catador de materiais reciclados entre outros, Zé do Poço publica clipes e reflexões na internet e fez participações em discos de bandas como Graveola & o Lixo Polifônico.
O Teatro Espanca fica na rua Aarão Reis, 542, próximo da Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte.