Paris, 23 de outubro de 1906. Às 16h, Santos-Dumont acomodou-se no 14 Bis e sinalizou ao público para que se afastasse. Motores funcionando, hélice girando, as rodas de bicicleta do pequeno avião começaram a se mover. “… as duas rodas deixam de tocar o chão e o aeroplano começa a se erguer a dez centímetros, depois a 20, 30, meio metro, um metro, dois metros… e, com efeito, voa. Sua elegante silhueta, toda branca, descreve um gracioso arco à esquerda e desce, tocando suavemente o solo”, documentou um jornal parisiense da época.
A multidão ficou tão empolgada com o que acabara de ver que rodeou o avião e seu piloto, antes mesmo de o aparelho parar de se movimentar totalmente. O menino que havia crescido mergulhado na literatura fantástica de Júlio Verne e que tinha a convicção de que um dia conseguiria realizar um dos maiores sonhos do homem, dava início a uma nova etapa da História.
Este é o enredo que cadência a apresentação da peça 'Homem Voa?', realização da Catribum Teatro de Bonecos, nos dias 16 e 17 abril, às 16hs, no Teatro Dom Silvério (Av. Nossa Senhora do Carmo, 230, Savassi, Belo Horizonte), com Entrada Franca. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria no dia do espetáculo, até 30 minutos antes da apresentação, sujeito lotação da casa.
O músico nevense Tim Santos, da banda 'Cidadão Comum', faz parte do espetáculo. Ele trabalha no cenário da peça, fazendo construção de bonecos e adereços, e também na operação de som, músicas e sonoplastia. Tim também faz participação em outros dois espetáculos da companhia Catribum, 'O cavaleiro da Triste Figura' e 'Dom João e a Invenção do Brasil'.
Catribum
A Catibrum Teatro de Bonecos foi fundada em 1991 por Adriana Focas e Lelo Silva, com a proposta de pesquisar as manifestações da cultura popular brasileira e divulgá-las através dos títeres. Com montagens originais, o grupo realiza turnês em Belo Horizonte, onde está localizada a sede da companhia, pelo interior de Minas Gerais e também participa dos principais festivais do gênero no país.
Desde 2000, o grupo realiza o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, em Belo Horizonte, com a responsabilidade de apresentar as mais variadas, inovadoras e comoventes técnicas do teatro de animação. Com esta iniciativa, que ultrapassa fronteiras, impulsiona o surgimento de grupos, a formação de jovens artistas e estimula o gosto pela produção de qualidade, com critérios estéticos.
Ao comemorar 10 anos de atividades, a Catibrum transformou-se em Centro de Produção Cultural. Desde esta época, coloca à disposição acervo de livros, vídeos e títeres de vários países, oferece oficinas de confecção e manipulação de bonecos, dispõe de cursos com aulas de teatro, voz e panorama do teatro de formas animadas, além de confecção de bonecos, criação, adaptação de texto, construção de cenários e concepção de espetáculo.