O Dia do Teatro foi comemorado em Neves na Praça João Lélio Nogueira. O Galpão Cine Horto apresentou o projeto “Dia do Teatro: do raiar ao pôr-do-sol”, oferecendo um dia inteiro de espetáculos gratuitos, para mais de 500 pessoas, que assistiram a três espetáculos: “Arande Gróvore”, “Circo do Lixo” e “Sonho de uma noite de São João”.
“Arande Gróvore” tem direção de Inês Peixoto e Laura Bastos. A peça, com dramaturgia de Paulo André, é falada num gromelô, uma língua inventada, e conta a história de uma aventura no reino de Arande Gróvore, que significa Grande Árvore. Inspirado nos contos populares brasileiros recolhidos da oralidade por Câmara Cascudo e Sílvio Romero, o espetáculo é realizado debaixo de uma árvore, onde os atores, montados em seus rodantes, apresentam os personagens desse reino.
O espetáculo “Circo do Lixo” tem texto de Ivana Andrés e Eduardo Moreira e conta a aventura de vários objetos jogados ao lixo, na tentativa de encontrar pessoas que os reaproveitem, tornando-os recicláveis. Os protagonistas são: um pedaço de corda, uma panela de pressão estragada, um pneu careca, uma meia-calça punk, uma garrafa, uma televisão que perdeu a sintonia e dois urubus. Trabalhando situações engraçadas com os inusitados personagens, a peça mostra, de maneira imaginativa, a necessidade de se reciclar e cuidar do lixo. “Circo do Lixo” é uma aposta no poder transformador e educativo do teatro, a partir do estímulo à capacidade lúdica das crianças.
O espetáculo “Sonho de uma noite de São João” é baseado na obra de William Shakespeare, “Sonho de uma noite de verão”. O espetáculo traz uma linguagem de fácil acesso e tem como objetivo popularizar o texto do grande escritor inglês.
Os espetáculos do Galpão Cine Horto são patrocinados pela Usiminas, Cemig e Secretaria de Estado de Cultura de MG e recebe o apoio institucional da Unimed BH. Em Neves, foram realizados com o patrocínio da Funarte e apoio do Instituto Sérgio Magnani e Prefeitura Municipal.