Se estivesse vivo, Renato Russo completaria 50 anos neste sábado (27). Para marcar o aniversário do líder da Legião Urbana, morto em 1996 vítima de complicações decorrentes da Aids, uma série de lançamentos foi programada. O principal deles é o álbum Duetos, que traz o cantor interpretando quinze faixas ao lado de nomes como Marisa Monte, Cássia Eller e Caetano Veloso. Seis desses duetos são póstumos. Eles foram gravados em novembro de 2009, juntando a voz de Renato com as de outros intérpretes.
Entre eles, está a primeira música de trabalho do disco, "Like a Lover", com participação de Fernanda Takai. Os demais duetos póstumos são "Change Partners", com Caetano Veloso; "Come Fa Um'Onda", com Celia Porto; "Strani Amore", com Laura Pausini; "La Solitudine", com Leila Pinheiro; e "Vento no Litoral", com Cássia Eller. Esta última música é duplamente póstuma, já que Cássia também já havia morrido quando sua voz foi juntada à de Renato Russo.
Nas outras faixas, Renato canta com Marisa Monte ("Celeste", uma gravação demo de 1993), Adriana Calcanhotto ("Esquadros", vinda de uma sessão feita para o programa de TV "Por Acaso") e Paulo Ricardo ("A Cruz e a Espada", um dueto feito em 1995), entre outros. "À exceção de 'Vento no Litoral', gravada nas sessões do disco V da Legião Urbana, todas as vozes de Renato nestes duetos inéditos são das sessões dos dois discos solo de Renato - gravados entre 1994 e 1995", explica Fróes. O disco chega às lojas na próxima semana.