No último sábado, 22 de outubro, o Clube Minas Gerais transformou-se em palco para o projeto 1º Encontro de Corais, com apresentações de dois corais de Contagem. A iniciativa contou com o apoio da Unimed-BH, do Ministério da Cultura e da prefeitura de Ribeirão das Neves.
O projeto tem o objetivo de resgatar o coral na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Márcio Miranda Pontes, maestro da Orquestra Jovem de Ouro Preto e do Coral Lírico do Palácio das Artes, explica que Minas Gerais já foi o Estado com o maior número de corais. “Desenvolvemos esse projeto para promover os corais e, principalmente, envolver as escolas públicas”, afirma.
Elmo Júlio, analista ambiental e professor de geografia da Escola Municipal Professora Luíza Maíra Souza, do bairro Santa Fé, comenta sobre a importância dessa iniciativa. “Esse é um trabalho de integração, no qual fazemos com que a comunidade e a educação sejam fortalecidas por meio da música”, diz.
O prefeito da cidade, Walace Ventura, afirmou o interesse de continuar promovendo eventos e valorizar todas as manifestações culturais. Já para a Secretária de Cultura, Lurdinha Menezes, o projeto proporciona uma sensibilização para a música. “Isso faz parte de uma série de projetos que estão sendo discutidos com a sociedade civil, para levantar as propostas para o plano municipal de cultura para os próximos 10 anos”, explica.