Dia desses, uma amiga querida me enviou uma mensagem que me tocou sensivelmente. Tomei a liberdade de transcrevê-la porque sei que certamente vai tocar outras pessoas e leva-las a refletir.
Charles Plumb, um piloto norte americano, teve seu avião derrubado durante a guerra do Vietnã. Foi capturado e passou seis longos anos numa prisão norte vietnamita. Ao regressar para casa, passou a dar palestras relatando tudo que passara e aprendera na prisão.
Certo dia, estando num restaurante, foi cumprimentado por um homem:
" Olá, você é Charles Plumb, o piloto que foi derrubado no Vietnã, não é mesmo?"
" Sim, como sabe?" Perguntou Plumb.
" Era eu quem dobrava seu para-quedas. E acho que funcionou bem, não é verdade?"
Plumb surpreendido e cheio de gratidão respondeu: " Claro que funcionou, do contrário não estaria aqui hoje."
Naquela noite Plumb não conseguiu dormir, pensando e perguntando-se:
" Quantas vezes vi aquele homem no porta aviões e nunca lhe dei um bom dia? Eu era um pilôto muito arrogante e ele um simples marinheiro." Pensou tambem nas horas que o humilde marinheiro passou no barco, enrolando os fios de sêda de vários para-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguem que não conhecia.
Atualmente Plumb inicia suas palestras perguntando a sua platéia: " Quem dobrou teu para-quedas hoje?"
Todos temos alguem cujo trabalho é importante para que possamos seguir adiante. Precisamos de muitos para-quedas durante o dia: um físico, um emocional, um mental e até um espiritual.
Às vezes, nos desafios que diariamente a vida nos mostra, perdemos de vista o que realmente é importante e as pessoas que nos salvam no momento oportuno, sem que lhes tenhamos pedido.
Deixamos de cumprimentar, de agradecer, de felicitar alguem, ou simplesmente de dizer algo amavel.
Proponho hoje, esta semana, este ano e nos próximos, cada dia, dar-nos contadaqueles que preparam nossos para-quedas, e agradecer-lhes.
Ainda que nada tenhas de importante a dizer, envia esta mensagem a quem cuidou do teu "para-quedas" alguma vez. Manda também aos que não o fizeram.
Em tempo; no próximo dia 19/11, estarei lançando na Leitura MegaStore do Shoping Cidade, ás 16:00 horas, meu segundo romance, No Engenho da Conceição. Ficarei grato e honrado com a presença de todos os amigos(as), amantes e simpatizantes da literatura.