Talvez não seja do conhecimento de todos, mas sabe-se que Portugal não mandou para cá, logo após o descobrimento, os melhores de seus cidadãos. Com raras exceções, a maioria tinha histórico não muito lisongeiros relativos à moral e à honestidade. A bem da verdade, nos primeiros duzentos anos vieram às levas de imigrantes ricos, cristãos novos, ciganos e degredados, estes últimos, juntamente com os "aristocratas" aventureiros e vigaristas, instalados no governo e na governança, deram início às práticas espúrias. No entanto, a corrupção se instalou de vez com a chegada da côrte de D. João VI ao país. Já são bem mais de duzentos anos de corrupção desenfreada, o que antes, apesar de sabido, era feito de forma velada, hoje tornou-se escancarado e só tem aumentado.
De várias formas e modalidades, os conchavos, engôdos, caixinhas e desvios de dinheiro público, tornaram-se práticas corriqueiras e raramente os responsáveis por essas ações escabrosas, são punidos com penas proporcionais ao delito e a devolução dos valores, mormente se os envolvidos militarem na política.
A cerca de uma semana, fui surpreendido com um e-mail na minha caixa, fazendo uma denúncia, que me deixou de veras indignado, mesmo porquê envolve uma instituição do governo com mais de 150 anos. Sabemos o quanto o povo brasilero é pacífico, de boa índole e propenso a acreditar sempre e por isso mesmo é ludibriado na sua boa fé, tornando-se presa fácil dos espertalhões governamentais ou não. Brasileiro adora futebol, carnaval e jogo. Toda semana milhões de brasileiros fazem suas apostas nas diversas modalidades de jogos, que são gerenciados pela CEF, é lotomania, quina, lotofácil, mega sena, etc, sendo que o último é o carro chefe, o preferido dos apostadores. É tambem o que mais acumula e por isso o que paga os maiores premios, verdadeiras fortunas. Mas, alguém já se perguntou porquê acumula tanto?
Pois é, até tomar conhecimento das denúncias que estão circulando na internet, pensava que tudo era feito na maior lisura, ledo engano. Na verdade a PF desconfiou de fraude nos sorteios da mega sena e nas primeiras investigações, acabou descobrindo muita gente envolvida no esquema de manipulação dos resultados, entre elas, funcionários, auditores, muito peixe graudo ligado diretamente ao governo. Descobriu-se membros da quadrilha com 4 bilhões em contas nos paraisos fiscais. Quem tinha menos, tinha 8 milhões.
Isso é sacanagem com a população braileira, muitos deixam de comer pra fazer uma fézinha na vã esperança de ganhar. E o que é de admirar é que praticamente não houve divulgação, com exceção de uma vez na TV Record e outra na Band. Fora isso silêncio absoluto, certamente exigido pelo governo que não quer perder a bolada que fatura toda semana. A esculhambação nesse país não tem mais fim. Até quando vamos permanecer amarrados e amordaçados?
Em tempo: as informações foram veiculadas por: Dr. Wagner Di Gênova Ramos - Pavesio Advogados Associados, Tel: 55 11 4746 2513. Fax: 55 11 4743 3325.
A Mega Farsa
-
Emydio Neves da Parayba -