O grande Mestre Jesus ensinou que devemos olhar tudo a nossa volta com os olhos do amor. Quando fitamos com amor, enxergamos o que o olhar dos céticos não conseguem ver. Querem uma prova?
A rodovia que liga a sede do municipio à BR-040 nos contempla com alguns pontos que merecem um olhar carinhoso, porque são bonitos, mormente se fitados com ausência de desmerecimento. À direita do antigo açude, em direção ao bairro Neviana, o morro, cujo topo está ornamentado por árvores como ipês, paus d'óleo e cedros, é um lugar bonito. À esquerda, a fazendinha na colina, com o curral e a casa principal, nos remete à nossa infância no interior, claro que falo de quem tem raizes rurais, interioranas, mas, mesmo aqueles que são urbanos se sentem tocados pelo bucolismo do lugar. As colinas do Colonial são um convite irresistível para se apreciar a paisagem lá do alto.
A pracinha de Areias e a igreja de Sant'ana merecem um olhar mais apurado, assim como também a igreja de Nsa. Sra. da Piedade, na praça de Justinópolis, que juntamente com o coreto formam um belo conjunto, merecedor de apreciação serena, sem afetamentos.
Já se detiveram para olhar com olhos sem vendas a Av. dos Nogueiras? Lembram-se de como era antes? Depois da revitalização, quando se ampliou os passeios revestindo-os artisticamente com calçada portuguesa, transformando o local num calçadão (que aliás dá nome ao bar que é o point dos jovens nevenses), o lugar se tornou um quadro emoldurado por belas palmeiras imperiais que lhe dão um ar romântico e ao mesmo tempo aristocrático. Lugar gostoso pra se tomar sorvete nos fins de tarde, enquanto se medita e deixa o tempo passar. E a Igrejinha da Colina, um charme, que tanto pode ser acessada pelo Povoado dos Pereiras, quanto pela BR-040, via bairro San Marino.
Eu poderia ficar falando um dia inteiro sobre lugares que precisam ser vistos com bons olhos, já que estou sempre garimpando essas paisagens em nosso município. Mas, melhor que falar é conferir e ver. Que tal?
Em tempo: caros Fábio Cunha e Sidnei Martins, gracias pelo apreço.