Ribeirão das Neves tem um novo núcleo da Rede Nós Amamos Neves, são os “Amigos da BR-040” como é chamado carinhosamente pelo professor Michel Le Ven. O núcleo foi fundado em 20 de fevereiro de 2012, em plena segunda-feira de carnaval, com as presença do Pe. José Geraldo e da Irmã Necilda que veio da Guatemala passar férias no Brasil.
A Rede é um movimento que é composto por várias entidades, ONGs, Associações, Comunidades Religiosas e pessoas independentes que querem o bem da cidade e ver Neves ser diferente e melhor pra se viver. A Rede é um movimento político, porém apartidário, as suas reuniões são abertas ao público em geral e não é exigida dos participantes qualquer posição ideológica, mas que amem Neves e sejam pessoas que queiram fazer da nossa cidade uma cidade que atenda a todos com políticas públicas de qualidade, onde o interesse público esteja acima dos interesses particulares.
Compareceram 14 pessoas representando os bairros, Veneza, Florença, representante da Associação dos Moradores do Veneza, das Comunidades São Expedito, São Francisco, além de representantes da Rede das Regiões Central e de Justinopolis, da cidade de Ribeirão das Neves.
Foi dito o histórico da Rede e os seus objetivos e lutas. “Estamos cumprindo o que foi aprovado no 1° Encontro dos Movimentos Populares de Neves. Já foi criado o Núcleo em Justinopolis, na Paróquia Santíssimo Sacramento, no Botafogo, onde as reuniões são todas as 1ª segundas feiras do Mês, agora aqui no Veneza e em breve faremos o Núcleo do bairro Liberdade.”
A Rede tem desenvolvido várias lutas e conquistado algumas vitórias, como é o caso do IFMG - Instituto Federal de Educação Técnica de Minas Gerais, que está sendo construído na cidade com recursos do Governo Federal e que mudará a cara da cidade. Foi a luta da Rede que trouxe esse empreendimento para Neves. Lutamos contra a vinda de mais presídios para a nossa cidade e estamos emprenhados contra a PPP do Presídio que está sendo construído de forma irregular em nossa cidade.
a primeira reunião do novo núcleo teve um ótimo debate e uma participação que pode se ressaltada como boa, apesar da data, segunda de carnaval. A ideia agora é fazer uma mobilização maior para que no dia 19 de março, dia da próxima reunião, outras lideranças possam comparecer, ou seja, lideranças do Vale do Ouro, Vale das Acácias, Metropolitano e San Genaro, fazendo do Núcleo da Rede no Veneza um ponto forte de fiscalização do poder público local e de cobrança dos benefícios necessários para essa região dos “Amigos da BR-040”.