O Projeto Mova-Brasil em sua 2ª Edição na cidade de Ribeirão das Neves é sucesso e orgulho para os coordenadores e apoiadores desse que é, sem sombra de dúvida, um Projeto muito especial.
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Paulo Freire.
É esse o espírito do Mova-Brasil, fazer com que o sonho do educador Paulo Freire seja resgatado e colocado em prática a serviço do povo pobre brasileiro, e, em particular, daqueles que pela perversidade do sistema capitalista não puderam e não lhes foi garantido o acesso à educação oficial.
O Projeto Mova-Brasil tem contribuído para transformar pessoas possibilitando entrar no mundo dos sonhos da leitura, da escrita, da poesia e serem agentes de seus próprios desejos. O Mova-Brasil em seus quatro anos revela que mais de 72 mil cidadãos brasileiros conseguiram conquistar um de seus mais básicos direitos, que é o de saber ler e escrever.
E Ribeirão das Neves faz parte desta história. Em 2010 foram 10 turmas espalhadas por toda cidade, neste ano de 2011 formaram 10 turmas, onde tiveram os bairros favorecidos: Barcelona, Veneza (com duas turmas), Esperança, San Gernaro, Fazenda Castro (com duas turmas), Santinho, Metropolitano (com duas turmas), Porto Seguro, Bom Sossego e Florença, com mais de 120 alunos, sendo que 113 obtiveram o certificado neste sábado, 19/11/11.
A festa de formatura foi realizada no bairro San Gernaro, na Igreja do Evangelho Quadrangular e teve um público composto por educandos, parentes e representantes de organizações que apoiam o projeto. Com a Igreja lotada a festa foi muito emocionante, perceber o brilho nos olhos de pessoas que antes não sabiam ler nem escrever.
Esteve presente a Coordenadora de pólo, Andréia Sol, que em sua fala reafirmou que o projeto continuará na cidade e que esta muito feliz com o sucesso do mesmo. Segundo a nota assinada pela coordenadora.
“Esse foi um ano especial, pois foi um ano de muitas vitórias e superações. Muitos de vocês há tempos não frequentavam a sala de aula. Medos, anseios, novidades, expectativas...
Parabéns! Novos horizontes se abriram, novos sonhos, novas possibilidades...”
De fato foi um ano muito especial e de muita conquista para essas pessoas. A coordenadora local Zulma Pires, emocionada falou da experiência e da alegria em poder participar desse projeto, Zulma disse que “Vocês conseguiram e podem continuar sonhando”, foi muito emocionante.
A festa ocorreu com muita alegria e expectativa, educandos e educadores, cantaram, declamaram e fizeram a sua homenagem. O hino nacional foi cantado pela monitora Dayane. Houve apresentações de musicas, primeiro foram alunos da turma da monitora Janaína, os educandos Gilvany e Nilson que cantaram uma bela canção.
Depois a aluna Marta, da turma da monitora Dayane, cantou e nos presenteou com sua bela foz, foi um momento muito especial. Tivemos também o Sr. José da Costa que leu uma mensagem e encheu os olhos de muita gente de lagrimas de alegria. É maravilhoso ver o quanto as pessoas são capazes e com um pouco de ajuda conseguem transformar o mundo.
Fizeram uso da palavra a Rosely Carlos Augusto, representando a RECID. Rosely que é uma grande parceira e colaboradora do projeto. ,Se tivermos que agradecer a alguém pelo empenho da vinda do Mova-Brasil vir pra Neves, essa pessoa é Rosely.
Falou também o professor Michel Le Ven, que faz da sua vida a arte de educar e conviver com o povo e compartilhar os seus ensinamentos. Michel estava muito feliz, pois como fundador do CEPI-Neves – Centro de Estudos Pesquisas e Intervenção Ribeirão das Neves, ele se dedica pra fazer de Neves uma cidade melhor pra se viver.
Outro parceiro que fez uso da palavra foi Adilson Camilo, ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Porto Seguro. Adilson falou em nome da Rede Nós Amamos Neves, e em seu pronunciamento disse que continuará apoiando o Mova-Brasil, pois as pessoas que participam desse projeto, pessoas idosas, jovens, todos merecem ser tratados com carinho e respeito.
O Mova-Brasil tem como parceiros o Instituto Paulo Freire, que é o executor do projeto, a Petrobrás que compõe o Comitê Gestor, a Federação Única dos Petroleiros, que é um articulador, o Ministério da Educação, o Governo Federal. Ainda temos como apoiadores a RECID, o CEPI-NEVES, as Comunidades Católicas e Evangélicas, a Rede Nós Amamos Neves, o Grupo de Mulheres da Fazenda Castro e a Associação dos Moradores do Porto Seguro.
No final foi entregue os certificados e em seguida foi servido um lanche aos formandos e convidados, onde a confraternização contagiou o ambiente. Nem mesmo o barulho da abençoada chuva atrapalhou.