Milhares de moradores de Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, São José da Lapa e Vespasiano foram surpreendidos com a falta de água nos últimos dias. Ao contrário do que ocorre normalmente, a Copasa não informou com antecedência sobre a interrupção no fornecimento.
A Copasa informou, em nota, que "em função das atuais situações climatológicas, com registros de temperaturas acima das médias históricas, foi detectada na quinta-feira uma proliferação de algas na captação do Sistema Rio das Velhas, em Honório Bicalho, Nova Lima".
A empresa ressaltou que as algas não são nocivas à saúde. Contudo, a sua presença em excesso compromete a capacidade de produção do Sistema, prejudicando o abastecimento. A Copasa aumentou a produção de água na Bacia do Paraopeba permitindo a transferência para a Bacia do Rio das Velhas.
Nesse domingo (8), o problema foi solucionado e a produção de água do sistema do Rio das Velhas está em plena carga, mas a normalização do abastecimento ocorrerá, gradativamente, até a madrugada desta terça-feira (10).
Em Ribeirão das Neves, foram atingidos os bairros Menezes, Girassol, Esperança, Cristais, Paraíso das Piabas, Nossa Senhora da Piedade, Adriana, Maracanã, Fazenda Misongue, Jardim Primavera, Maria Helena, Delma, Atalaia, Toni, Canoas, Urca, Cerejeiras, Flamengo, Botafogo, Tropical, Labanca, Belo Vale, Vera Lúcia, Cruzeiro, Núcleo Tradicional, Vila Papine, Itapoã, Jardim de Alá, Viena, Felixlândia, Elisabeth, São Miguel Arcanjo, São Januário, Vila Braúna, Laredo, Lídici, Lagoa, Penha, São José, Santa Fé, Evereste, Sônia, Havaí (parte), Kátia (parte) e Céu Anil (parte).