All for Joomla All for Webmasters

Neves na mira dos candidatos

Sem a pretensão de achar que houve influência, lendo o que disse o ex-prefeito de Belo Horizonte na sua passagem aqui no município em campanha para o governo do estado, lembro que ele repetiu 90% do papo que tivemos em meados de 2020, em plena convivência com a pandemia do coronavírus, no gabinete do Iran Barbosa.

Fui indagado, à época, porque Ribeirão das Neves insiste em ser conotado pelos próprios políticos como cidade dos presídios e cidade dormitório, e o porque da cidade não emplacar no quesito industrialização como seus circunvizinhos. Eu que na ocasião estava lotado no setor de desenvolvimento econômico, não tive dúvidas e nem dificuldades nas respostas.

Para a primeira pergunta, respondi apenas que de política não entendo nada, portanto não passava na minha cabeça o que responder.

Já em relação à segunda, eu disse não ter nenhuma dúvida em dizer que o principal fator passa pela vontade política.

Por mais engajados que sejam os colaboradores em realizar algo, se não for da vontade política, não vai acontecer.

Como é sabido, Neves está situado em posição geográfica de raro privilégio, tem áreas públicas de propriedade do Estado, com aproximadamente 5 milhões de metros quadrados sem nenhuma destinação, sendo que quase 1 quilômetro de extensão destas áreas estão ladeando a BR-040, e isto não é explorado.

Temos fartura de mão de obra, que é exportada para outras regiões, onde os profissionais vivem ansiosos e na esperança de poderem ofertar suas habilidades dentro de sua própria localidade.

Mais do que isto, não faltam empreendedores com intenção de se estabelecerem no município.

Em relação a cidade dos presídios, eu que milito com empresas e empresários desde 2008, posso assegurar que nenhuma empresa se estabelece ou deixa de se estabelecer no município, devido a existência de complexos penitenciários. Jamais algum citou diante de mim, alguma objeção.

Para a vinda de empresas, presídios não contribuem nem atrapalham.

O que falta então?

Um ambiente favorável.

Apesar de todos estes fatores positivos relatados acima, quantas indústrias se instalaram no município nos últimos dez anos?

O fomento econômico do município é gerido em quase sua totalidade pelo comércio e prestação de serviços, incluindo aí os serviços prestados nas cadeias.

Sei que temos bandeiras comerciais importantes no município, mas verifica-se que elas estão aqui como estão em todos os municípios onde há consumidores.

E para a vinda destas bandeiras, não necessita do esforço de gestão, eles vêm pela vontade própria, basta que haja a matéria prima que mais importa, que são os consumidores.

Já as indústrias, se não houver uma participação efetiva das autoridades municipais pertinentes, se não houver um ambiente favorável, se não houver uma estrutura minimamente planejada para a expansão industrial, como uma bem elaborada Lei de Incentivo Fiscal, área com zoneamento compatível, terraplenagem, energia, esgoto, agua, internet e principalmente acesso para o recebimento da matéria prima e o escoamento da produção, elas passarão em nossa porta, e vão se estabelecer em outra localidade que tenha esta estrutura pronta, pois o tempo para eles é fator preponderante.

As poucas que ficam, podemos ver e são até noticiadas, mas as que passam e vão embora por não encontrarem este “ambiente favorável” ninguém fica sabendo. E olha que são muitas!

Há, porém, de se reconhecer que o município recebeu uma transformação importante, uma melhora considerável dos acessos, uma sinalização de transito de boa visibilidade, um comprometimento incondicional com a limpeza, reformas importantes nas estruturas de atendimentos ao público entre outras. Diminuiu a poluição visual. Tudo isto fez com que o sentimento de pertencimento aflorasse nos munícipes, que se sentem hoje, felizes por morarem aqui.

Ocorre que tudo isto, está longe de ser desenvolvimento. É apenas um processo necessário e um caminho a ser percorrido.

Para se alcançar o desenvolvimento, terá obrigatoriamente que investir nas pessoas. Nenhum local se desenvolve, se não houver antes o desenvolvimento das pessoas.

Será necessário um planejamento, que inclua a geração de trabalho, emprego e renda, a busca por implantação de escolas de ensino técnico profissionalizante como SENAI, SENAC, e que a implantação destes sejam em local onde um maior número possível de pessoas do município possam ter acesso. Criar um parque industrial estruturado, como forma de atrair grandes indústrias, e gerar novos postos de trabalho.

Como relatado acima, áreas não faltam, até porque a proprietária das áreas mencionadas, é exatamente a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – CODEMGE.

Basta vontade política em se criar uma parceria Estado/Município para isto acontecer.

Ribeirão das Neves está melhorada, modificada, transformada e mais bonita.

Mas para ser chamada de desenvolvida, há muito que caminhar.

E tomara que o relato da resposta dada, sirva para algum candidato colocar como prioridade em seu projeto e plano de governo.

E tomara também que os eleitores votem em propostas que sejam pertinentes e realizáveis, eliminando propostas utópicas. Evitar votar na fama, e focar em quem realmente possa nos representar.

É difícil, mas é preciso!

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno