Esta semana vou ousar falar um pouco sobre LIDERANÇA - da teoria à prática compartilhando naturalmente com idéias de autoridades do passado e atuais.
Liderança é hoje ferramenta fundamental para qualquer organização, pois, os colaboradores se retratam no líder, (que, como já dissemos em outra matéria, é diferente de chefe).
Abraham Maslow, em sua teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, cita cinco itens básicos para a motivação e manutenção do equilíbrio físico e psicológico do ser humano.
• Necessidade fisiológica,
• Necessidade de segurança,
• Necessidade de aceitação social,
• Necessidade de auto-estima e
• Necessidade de auto-realização
No ambiente profissional, a concretização dessa teoria, requer um clima harmonioso, de credibilidade, de segurança e de comprometimento entre todos os integrantes da equipe/departamento, onde o LIDER ( não chefe), é aquele que cria condições motivadoras para a equipe. Numa concepção moderna, entende-se como líder o profissional capaz de criar significados capazes de comprometer o empenho pessoal de cada um. Tomemos, por exemplo, um dos momentos mais importantes do planejamento estratégico aos quais muitas organizações dão pouco valor, o momento de criar a Missão e Visão da empresa. O que você acha de trabalhar com um cabeleireiro que tenha assumido como missão “Dar ao cliente a aparência que ele quer ter” ao invés de simplesmente afirmar “Nossa missão é cortar cabelo”. Ou um enfermeiro que chega ao hospital dizendo “ Minha missão é ajudar a salvar vidas” do que simplesmente dizer “Minha missão é cuidar de pacientes”. Isto é uma forma de dar significado a tudo que se vai fazer, às vitórias. Significar alguma coisa equivale a dar valor, valorizar o que se pretende alcançar. É claro que o/a líder precisa começar por significar seus próprios colaboradores, valorizando-os como equipe. E é claro também que sua equipe espera que ele valorize seu próprio trabalho.
Tradicionalmente são destacados os seguintes estilos de liderança: Autocrático, carismático, liberal, situacional, democrático. Embora saibamos que o estilo democrático é o um dos mais recomendados na moderna gestão de pessoas, por sua atuação vinculada à linha humanista, é preciso entender de maneira clara, o que se compreende por “Líder Democrático”. Basta ver o uso que se faz desse termo no contexto iraquiano, em que pretensos democratas querem impor seu sistema aos vencidos. No contexto organizacional, é costume entender por democrático aquele que tem um comportamento firme, imparcial, que visa capacitar e enaltecer o desempenho do subordinado. Mas é aquele também que estabelece objetivos e metas claras, e cobra resultados na quantidade e na hora certa. Fique claro, e aí entra o conceito de Liderança situacional, que líder é aquele que lida com cada colaborador de acordo com sua experiência, sua maturidade psicológica e profissional. Para ele, cada pessoa é um caso. Cada pessoa tem sua escala de necessidades própria e sua curva de amadurecimento.
Mas, como ser um Líder Situacional perante todas as dificuldades do dia a dia e como relacionar e interagir essas questões com as necessidades de Maslow, uma vez que o ser humano necessita ser aceito socialmente, manter auto-estima, sentir-se seguro no ambiente de trabalho, conseguir realização pessoal e profissional?
Consideram-se três elementos-chave para que um líder motive e melhore o desempenho de seu liderado. Ao utilizar essa habilidade de interação, é importante lembrar os seguintes pontos:
1. Fazer o liderado focalizar o problema de desempenho. Muitas vezes, especialmente quando não existe transparência, o colaborador, por medo, evitará discutir o problema real. Cabe ao líder conduzir a discussão, concentrando-a no desempenho. Distinguir desempenho e pessoa.
2. Solicitar a colaboração do liderado para resolver o problema. Agindo assim, o líder demonstra que valoriza as idéias e a experiência dele. Isso eleva a auto-estima.
3. Se o liderado sugerir uma solução adequada, tente usa-la. Incorporar idéias válidas do colaborador contribui para reforçar sua auto-estima, desde que reconheça que são idéias dele.
Cada vez mais fala-se em Educação Empresarial, a educação foi levada para dentro da organização. Empresas modernas desenvolvem pessoas. Desenvolver significa (olhem aqui a nossa palavra-chave: significar, dar valor), libertar (desenvolver). Empresas de sucesso são as que valorizam suas lideranças, e acreditam em seus conhecimentos, dando-os liberdade de atuarem como educadores capazes de dar chances a seus colaboradores para que utilizem seus conhecimentos tácitos. Se você ocupa posição de liderança, que significado você dá a seus colaboradores e ao trabalho deles?
Liderança
-
Walter Menezes -