All for Joomla All for Webmasters

Menos da metade dos homicídios são resolvidos pela polícia em Minas Gerais

Os dados são de 2022 e constam no Relatório Estatístico de Mortes Violentas Intencionais elaborado pela instituição com base em boletins de ocorrência e inquéritos.

Quatro em cada dez homicídios registrados em Minas Gerais em 2022 foram elucidados pela Polícia Civil. A informação é do Relatório Estatístico de Mortes Violentas Intencionais elaborado pela instituição com base em boletins de ocorrência e inquéritos.
No ano passado, foram instaurados 2.688 inquéritos. Desse total, 1.187 foram esclarecidos. A taxa de elucidação, metodologia criada pela Polícia Civil, é de 44%.

O estado de Minas Gerais é dividido em 19 regiões de segurança e, em algumas delas, esse índice foi ainda menor. Uma delas, a de Contagem, inclui cidades como Brumadinho, Betim, Esmeraldas, Ribeirão das Neves e São Joaquim de Bicas e teve uma taxa de elucidação de apenas 23,66%. Em Belo Horizonte, a Polícia Civil conseguiu esclarecer 32,06% dos casos.Nesta faixa estão incluídas as cidades de Betim, Brumadinho, Esmeraldas, Ribeirão das Neves e São Joaquim de Bicas.

Na região de segurança de Vespasiano, que engloba as delegacias de Sabará, Santa Luzia, Lagoa Santa e Jaboticatubas, também na Grande BH, a taxa de elucidação é de 28,80%.

Em Belo Horizonte, a Polícia Civil conseguiu esclarecer três a cada dez homicídios registrados No ano passado. Segundo a instituição, o índice foi de 32,06%.

Explicações
Segundo o sindicato que representa os servidores da Polícia Civil, uma das explicações para a não conclusão de inquéritos pode ser a falta de investigadores.

Atualmente, a instituição tem 6.126 desses profissionais. O ideal seria o dobro do efetivo para desempenhar a função. Entretanto, destaca que em alguns casos, o silêncio de testemunhas e a falta de registros dificultam o trabalho policial.

0
0
0
s2smodern

bg contorno