Com o intuito de provocar uma consciência ecológica e respondendo ao desafio lançado pela Campanha da Fraternidade 2011: "Fraternidade e a Vida no Planeta - A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22), a 'Rede Nós Amamos Neves' abre a Semana Social com a Celebração Eucarística no Viveiro Florestal do município. O evento aconteceu neste domingo (3), no bairro São Luiz.
Motivados pelo ambiente, que reflete de forma expressiva a vida por meio da natureza, a comunidade participou emocionada da abertura da Semana Social, presidida pelo Pe. José Geraldo de Souza. Crianças, jovens e adultos puderam entender, através das leituras bíblicas, como o progresso e o lucro estão destruindo violentamente a sensibilidade do homem com relação à natureza e o meio ambiente.
Sinais de vida existentes no município foram citados por alguns participantes no momento da recordação da vida, uns dos rituais da celebração. A orientação sobre o consumo consciente da água, o número significativo de nascentes no município, o Parque Ecológico, a preservação da nascente na Avenida Pernambuco do bairro Sevilha B e o Viveiro Florestal, que produz em torno de 500 mil mudas por ano para a reconstrução da natureza foram alguns pontos lembrados durante a celebração.
De acordo o Pe. José Geraldo, a abertura da Semana Social no Viveiro Florestal de Ribeirão das Neves foi favorável à reflexão sobre o tema, pois se trata de uma ação concreta em nossa cidade em favor do meio ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente Municipal distribuiu no final da celebração cartilhas de conscientização sobre a dengue para as crianças e famílias presentes.
A 'Rede Nós Amamos Neves' inicia nesta segunda-feira (4) o primeiro debate no bairro Veneza, 20h. Além do tema da Campanha da Fraternidade, a comissão vai refletir com lideranças comunitárias e agentes sociais sobre a importância das matas nativas de nossa cidade e sobre os danos provocados na Fazenda Mato Grosso, com o início das obras do Complexo Penitenciário, em Neves.
A Semana Social acontecerá durante toda a semana. Dia (6) de abril o debate será no bairro Liberdade, na Paróquia Nsa. Sra. da Conceição Aparecida. No dia (7), será no salão da Igreja Nsa. Sra. das Neves e no dia (8) de abril na comunidade São José, no bairro Sevilha A. Todos os debates acontecerão às 20h. No próximo sábado (9) haverá uma missa campal no Parque Ecológico com Pe. José Geraldo, às 9h, fechando os debates. No domingo (10), a I Caminhada Ecológica Nós Amamos Neves, em direção à Fazenda Mato Grosso, fecha a Semana Social.
Fotos: Eliane Barbosa de Oliveira