All for Joomla All for Webmasters

Prefeitura inaugura Sistema Integrado de Transporte prometendo melhoria no serviço

A Prefeitura de Ribeirão das Neves inaugurou, nesta quinta-feira (28), a operação do novo Sistema Integrado de Transportes, o SIT Neves. O evento simbólico aconteceu na Estação Fórum, rua Cataguases, em frente ao Estádio Municipal. Participaram da solenidade o prefeito Junynho Martins (PSC); o vice-prefeito Vitório Junior (PSD); o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes (SMST), Leinilson Barbosa; vereadores e empresários da Autotrans, do grupo Saritur, e da Justinópolis Transportes, do grupo Rodap.

O SIT Neves vai funcionar num modelo de uma única linha troncal sendo abastecido com diversas linhas alimentadoras. Em outras palavras, uma linha principal vai rodar partindo da estação Fórum, construída em frente ao Estádio Municipal, até o ponto de retorno no Lagoinha, divisa com Belo Horizonte. As alimentadoras partirão dos bairros, agora com outra numeração, para fazer a interligação junto à linha troncal. (veja a relação das linhas ao fim desta reportagem ou faça o download do arquivo em alta resolução aqui).

O preço da passagem vai continuar custando R$ 4,25 e o usuário poderá fazer a troca de ônibus dentro do sistema municipal até o limite de 1h sem pagar nova tarifa, desde que utilize o Cartão Ótimo. Quem não estiver em posse do cartão é obrigado a pagar a tarifa novamente se quiser fazer a baldiação para outra linha. O cartão está sendo disponibilizado na Estação do Move ou nos pontos de distribuição no Shopping Justinópolis e no Lagoinha.

De acordo com a Prefeitura, o SIT Neves vai contar com uma frota de novos ônibus com câmeras, ar-condicionado, wi-fi e suspensão a ar. Também estão sendo instalados novos abrigos, que contarão com painéis digitais informando o tempo que o ônibus levará para chegar ao ponto, além da criação de aplivativo para acompanhar os horários e o trajeto dos coletivos.

O prefeito Junynho Martins comemorou o início da operação do novo sistema. "Neves está na contramão da crise, é a 1ª cidade da RMBH a implantar esse novo modelo, é mais qualidade no transporte para as pessoas que utilizam o serviço", declarou. O chefe do Executivo também destacou que o projeto foi elaborado com a participação dos vereadores. "Eu acho que a forma mais legítima da participação popular é a Câmara, e esse modelo foi construído a quatro mãos com os vereadores", finalizou.

O secretário Leinilson Barbosa garantiu que o quadro de horários foi aumentado em 70% e que, até o próximo sábado (2), estará disponibilizado junto com os novos itinerários no site da Prefeitura. "Esse projeto não é o fim, é o início de um novo conceito em transporte público. Temos que melhorar agora os abrigos dos bairros e implantar a nova frota em todo o sistema no prazo de um a dois anos", destacou.

Rubens Lessa, do grupo Saritur, também comemorou a implantação do novo modelo e comentou sobre a questão da baixa qualidade do asfalto na cidade. "É um sistema tronco-alimentado, você oferta muito mais viagens otimizando a frota. É exatamente o que acontece no Move, em Justinópolis. A questão da (pavimentação da) via é muito importante, a Prefeitura está fazendo um esforço e está fazendo isso, pois o município já está mostrando boa vontade", destacou.

Foto: Divulgação / PMRN

0
0
0
s2smodern

bg contorno