All for Joomla All for Webmasters

Para enfrentar pandemia do Coronavírus, Ribeirão das Neves possui 12 respiradores artificiais

No cenário de pandemia do Coronavírus, Ribeirão das Neves tem apenas 12 respiradores artificiais, equipamento essencial para o atendimento de pacientes acometidos com gravidade pela doença, disponíveis em suas unidades de Saúde do município. A informação foi revelada nessa segunda-feira (13) pelo prefeito Junynho Martins (DEM), durante transmissão ao vivo pela internet.

De acordo com o chefe do Poder Executivo, 8 dos equipamentos estão em funcionamento, e 4 estão em manutenção por um parceiro da iniciativa privada. "Nós temos 12 (respiradores), quatro estão em manutenção na Fiat Chrysler", disse Junynho.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um dos grandes problemas no enfrentamento da pandemia é a precariedade do sistema de saúde, com falta de leitos, unidades de terapia intensiva (UTI), médicos especialistas e os equipamentos essenciais para enfrentar o vírus, como respiradores.

No Hospital São Judas Tadeu e nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) não existem leitos de UTI. O RibeiraoDasNeves.net apurou, junto a profissionais de Saúde do município, que existem 6 respiradores na Hospital, e um em cada UPA - instada a ratificar a informação, a Administração Municipal não retornou o nosso questionamento.

A OMS orienta que o mínimo recomendado de um leito de UTI para cada 10 mil pessoas. Como Ribeirão das Neves tem estimado pelo IBGE 335 mil habitantes, o sistema de saúde municipal, portanto, deveria ter, no mínimo, 33 vagas de terapia intensiva.

0
0
0
s2smodern

bg contorno