O número de voluntários de doação de sangue continuam sendo baixo nos períodos de férias e de festividades. Tradicionalmente, esses intervalos contribuem para a redução significativa nos bancos de sangue. O estoque em todo o estado está 11% abaixo do ideal, uma situação bastante preocupante.
Diante deste cenário, a Fundação Hemominas faz um apelo para que a população doe sangue, especialmente, nesta semana. "Pedimos às pessoas que nos ajudem a refazer o estoque. Em 2016, o carnaval veio numa sequência muito próxima ao mês de janeiro, de férias, época em que muitos estão viajando, estão fora de suas cidades", observa a gerente de captação da Fundação Hemominas, Heloísa Gontijo. "Compareçam aos hemocentros. Liguem no número 155, opção 8, e marquem data e hora para a doação", reforça aos voluntários.
Para doar sangue, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, peso acima dos 50Kg, estar em condições plenas de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e estar alimentado. Na oportunidade, o candidato deve apresentar documento original oficial com foto, filiação e assinatura. São retirados aproximadamente 450ml de sangue, em poucos minutos, volume que, além de não fazer falta ao doador, contribui para salvar até quatro vidas.
Para conferir o horário de atendimento das unidades, as pessoas podem acessar www.hemominas.mg.gov.br. No mesmo endereço, é possível, ainda, realizar o agendamento online da doação de sangue. Todas as condições, critérios e restrições podem ser consultados neste link página da Hemominas.