O prefeito Walace Ventura participou, nesta terça-feira (3), de um encontro entre prefeitos de várias cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte para discutir, entre outros assuntos, ações coletivas no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
O fato que motivou a reunião foi o aumento de cerca de 20% do número de casos confirmados da doença em apenas uma semana. Segundo Marcelo Teixeira, secretário de saúde da capital, o número ainda pode aumentar com a volta da população que estava passando férias em outros estados, fato que contribui para a proliferação da dengue.
A Prefeitura de Belo Horizonte solicitou junto ao Ministério da Saúde e à Secretária de Estado da Saúde uma verba adicional de R$10 milhões a serem distribuídos entre municípios da RMBH para ser empregada em ações de melhoria em infraestrutura e conscientização da população. Durante a reunião, foi apresentado aos participantes um plano de intensificação ao combate à dengue na grande BH e, posteriormente, haverá assinatura de proposta conjunto.
Uma das áreas com maior número de casos da capital é a Região Norte, onde já houve 24 casos confirmados da doença, um deles considerado grave. Como Ribeirão das Neves faz divisa com essa parte da capital, Walace Ventura (PSB) disse que as ações no município, que tem índice de infestação de 2,9, provocam melhoria. “Se compararmos com janeiro de 2008, quando tínhamos 5,1, houve uma queda, o que demonstra que as ações foram pertinentes”, disse.
Aumento de casos de dengue mobiliza prefeitos da RMBH
-
Redação -
- Saúde