No dia 11 de dezembro (quarta-feira), às 19h, a Casa Semifusa será palco do I Seminário do Observatório de Ribeirão das Neves. A iniciativa, fruto de um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo, tem como objetivo promover reflexões sobre a história, a cultura e o sentimento de pertencimento no município.
Com uma programação rica e diversificada, o seminário contará com palestras de especialistas que abordarão temas como a imigração japonesa em Ribeirão das Neves, a relação entre juventudes e patrimônio cultural e a identidade dos moradores das diferentes regiões da cidade.
O evento é gratuito e aberto ao público, sendo uma oportunidade única para a comunidade participar de um debate sobre questões relevantes para a cidade. A expectativa é que o seminário contribua para fortalecer o senso de identidade local e estimular a participação cidadã.
Programação completa:
19h: Imigração japonesa em Ribeirão das Neves: A história da Odisséia da família Takahashi do Japão ao Bairro Areias - Palestrante: Marcos Antonio Silva
19h30: Juventudes e patrimônio cultural em Ribeirão das Neves – um debate necessário - Palestrante: Nay Amorim
20h: É Neves ou Justinópolis? Análise do sentimento de pertencimento de moradores da regional Justinópolis e o impacto sobre a cultura local - Palestrante: Arthur Xavier
20h30: Debate final com espaço para interação e troca de ideias entre palestrantes e o público.
Projeto executado através da Lei 195/2022 Paulo Gustavo de Ribeirão das Neves através do Edital n.º 244 /2023 Bolsa Artigo - Ação de contrapartida.