Samba Amean é um grupo de samba de roda que nasce do encontro entre tradição, ancestralidade e vivência comunitária. Sua origem se dá a partir de uma conversa entre Norma Lúcia (Mametu Ominlegi) e seus filhos de santo Alexandre (Tata Kutalange) e João Pedro (Tata Mavuaci), no dia 7 de janeiro de 2023.
Formado por filhas(os) e netas(os) de santo do Bakise Nkambo Amean (R. Dois, 89 - Jardim Alvorada (Justinópolis)), o grupo carrega em seu nome e em sua essência a força espiritual, cultural e coletiva dessa casa de tradição de matriz africana.
O nome Samba Amean surge exatamente dessa junção familiar e ancestral, reafirmando os laços de pertencimento, fé e resistência cultural.
O samba de roda é uma expressão cultural, musical e coreográfica de matriz africana, surgida no Recôncavo Baiano por volta de 1860, que mistura dança, poesia e cantos. Caracteriza-se por uma roda de participantes que tocam, cantam e dançam, frequentemente em celebrações religiosas ou festas populares. Foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2005.
O início das atividades do grupo, Samba Amean, aconteceu em fevereiro de 2023, com o primeiro ensaio presencial realizado no próprio Bakise Nkambo Amean, espaço sagrado que também se torna território de criação, musicalidade e troca. Atualmente, o grupo mantém ensaios duas vezes ao mês, com o objetivo de fortalecer o repertório, ampliar sua atuação artística e expandir suas apresentações em eventos culturais, religiosos e comunitários.
Mais do que um grupo musical, o Samba Amean é expressão de memória, espiritualidade e continuidade das tradições afro-brasileiras, celebrando o samba de roda como instrumento de união, identidade e resistência.
E para quem já deseja conhecer de perto o Samba Amean, haverá ensaio aberto, nesse domingo (08/02), a partir das 14h, na rua Dois, 89 - Jardim Alvorada (Justinópolis), Ribeirão das Neves
Para mais informações e contato para show/apresentações:
31 975892084 (Mestre Cunga)

