Depois de uma votação que resultou na renovação de mais de 70% dos nomes que formarão a Câmara Municipal, o RibeiraoDasNeves.net fez um levantamento das características da nova composição das 14 cadeiras do legislativo no próximo mandato. Os quatro veteranos, dois ex-vereadores que conseguiram novo mandato e os oitos recém-chegados iniciarão os trabalhos a partir de janeiro de 2017.
No que se refere à questão política, oito eleitos compõem partidos da base do prefeito eleito, Junynho Martins: Weberson Diretor, Pastor Dario, Marcelo de Jesus e Mazinho da Quadra (PSC), Vanderlei Delei (PTC), Lelo (PRTB), Léo de Areias (PDT) e Pastor Edson (DEM). Os demais candidatos a prefeito elegeram dois vereadores cada em suas siglas: Neuza do Depósito e Fabio Caballero (PPS), de Antônio Carlos; Messias Veríssimo e Vicente Mendonça (PT), de Daniela Corrêa; e Ramon Filho do Girico e Carlinhos Figueiredo (PMDB), de Irani Barbosa. A base de apoio do prefeito Junynho Martins, no entanto, deve agregar nomes eleitos pela oposição.
Com relação à região de atuação dos novos vereadores, apenas quatro deles têm origem na Região Central (Carlinhos Figueiredo, Lelo, Messias Verissímo e Vanderlei Delei), cinco no distrito de Justinópolis (Léo de Areias, Marcelo de Jesus, Neuza do Depósito, Pastor Edson e Ramon Filho do Girico), e cinco na região do Veneza (Fábio Caballero, Mazinho da Quadra, Pastor Dario, Vicente Mendonça e Weberson Diretor).
Cinco dos eleitos são nascidos em Ribeirão das Neves, contra três da legislatura atual: Vanderlei Delei, Messias Veríssimo, Léo de Areias, Pastor Edson e Vicente Mendonça. Quatro deles nasceram na capital Belo Horizonte: Weberson Diretor, Ramon Filho do Girico, Marcelo de Jesus e Fábio Caballero. Os outros cinco são nascidos em cidades mineiras: Mazinho da Quadra e Carlinhos Figueiredo, em Almenara; Pastor Dario, em Contagem; Lelo, em Ribeirão Vermelho; e Neuza do Depósito, em Porteirinha.
A nova composição da Casa também mesclará juventude e experiência. Os mais novos são Messias Veríssimo, com 26 anos, Marcelo de Jesus, com 33, e Ramom Filho do Girico, com 34. Os mais experientes são Pastor Dario e Lelo, ambos com 56 anos, e Carlinhos Figueiredo, com 55.
Na declaração de ocupação, feita junto à Justiça Eleitoral, apenas Lelo informou ter o ofício de vereador. Existem também dois policiais civis (Carlinhos Figueiredo e Fabio Caballero), dois professores (Weberson Diretor e Messias Veríssiomo), dois servidores públicos (Vicente Mendonça e Vanderlei Delei) e uma empresária (Neuza do Depósito). Seis dos eleitos declaram como "outros" suas ocupações.
Uma mudança em relação ao quadro de vereadores atual é a volta de uma mulher à composição da Câmara com a eleição de Neuza do Depósito. As últimas vereadoras foram Maria das Cabritas e Tia Zeni na legislatura de 2009/2012.