O sistema prisional de Minas Gerais passa a contar, a partir desta quinta-feira (1), com 55 novas viaturas para transporte de presos. Cinquenta unidades prisionais do Estado foram beneficiadas, dentre ela o Centro de Apoio Médico e Pericial e o Presídio Feminino José Abranches Gonçalves, com 2 e 1 veículos, respectivamente. Os veículos restantes foram encaminhados ao Comando de Operações Especiais (Cope) e à Superintendência de Segurança Prisional (SSPI), ambos da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).
As chaves dos veículos foram entregues aos diretores e representantes das unidades contempladas pelo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, e pelo subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira. A solenidade foi realizada no pátio da Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves. Do total de viaturas entregues, 50 veículos, modelo Fiat Pálio Weekend Locker, foram adquiridos com recursos do Governo de Minas. As outras cinco viaturas, modelo Fiat Ducato Cela, foram doadas pelo Ministério da Justiça (MJ) a Subsecretaria de Administração Prisional.
A renovação da frota faz parte do projeto Expansão, Modernização e Humanização do Sistema Prisional. “Minas Gerais cresceu na gestão da segurança pública e expandiu o sistema prisional. A entrega dessas viaturas é mais uma demonstração dos investimentos que esta área vem recebendo ao longo dos últimos oitos anos”, declarou Lafayette Andrada.
Agência Minas