A Cidade dos Meninos inicia nesta semana as comemorações de suas bodas de prata. Na última segunda-feira (6), dia que marca o lançamento da pedra fundamental da Instituição, foram comemorados 24 anos de história. Em 2018, a Instituição completa 25 anos de formação moral e profissional de milhares de jovens. Muitos desses jovens se formaram e foram enfrentar os desafios da vida preparados, graças ao ensino oferecido aqui, outros tantos se tornaram profissionais da própria escola.
História
A maior unidade do Sistema Divina Providência iniciou suas atividades em 1994. A Cidade dos Meninos está localizada em Ribeirão das Neves - Minas Gerais, e atende jovens carentes de Belo Horizonte e região metropolitana.
Com uma área de 540.000 m², a Cidade dos Meninos possui uma excelente estrutura com quadras de esportes, igreja, escolas, auditório com capacidade para 2.000 pessoas, ginásio coberto e descoberto, vários alojamentos, salão de festas, oficinas profissionalizantes, fazenda-escola, campo de futebol, centro de treinamento esportivo, Escola de ensino fundamental e médio.
A instituição oferece aos adolescentes educação em tempo integral, moradia, alimentação, assistência odontológica, cultural, esporte, lazer, formação profissional, moral, humana e religiosa. A Cidade dos Meninos atua em regime de internato, semi-internato e externato e os estudantes participam de diversas atividades, preenchendo todo o tempo que passam na entidade, além de oferecer cursos a pessoas da sociedade civil ao redor da Instituição.
Esse processo contribui para a formação de futuros cidadãos de bem, promovendo impactos positivos na comunidade, atuando na prevenção do envolvimento desses adolescentes com o mundo das drogas, do álcool, da criminalidade, da marginalidade e prostituição.
A instituição também tem um restaurante popular que oferece comida nutritiva a preço popular disponível para os moradores e trabalhadores de Ribeirão das Neves.
Centro Infantil Divina Providência
Após ter consolidado a pedra fundamental da Cidade dos Meninos, foi a vez de implantar o Centro Infantil Divina Providência que iniciou suas atividades em julho de 2010 e está localizado dentro da Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo. A instituição atende crianças de 2 a 11 anos em período integral.
A entidade conta com uma boa estrutura, composta por salas de aula, refeitório com capacidade para atender até 1.000 crianças, biblioteca, auditório/capela, laboratórios de informática, salas de música, sala de vídeo, ginásio coberto, área recreativa, playground, piscinas, quadras, academia de judô e 35 casas-lar.
As atividades realizadas são voltadas para o desenvolvimento físico, social e cognitivo. A formação cultural é bastante presente, com aulas de arte, canto, coral, dança, violão e flauta. O objetivo é contribuir para a construção do conhecimento e desenvolvimento do potencial das crianças atendidas. O público são crianças de 02 a 11 anos provenientes de famílias em situação de risco de Ribeirão das Neves e região, são atendidas diariamente 900 crianças.
Histórias
O que acontece com a Cidade dos Meninos é que quem foi um dia aluno sempre volta para se tornar funcionário. É o caso de Robson Bastos, profissional que formou em Educação Física e da Cidade nunca saiu. “Começei na Cidade dos Meninos como interno em 2000, desde então nunca mais sai daqui”. “Fui aluno, pai social, Coordenador da Casa da Juventude, hoje sou Assistente Administrativo e formado em Educação Física, graças ao ensino oferecido pela Instituição”, reiterou.
Outro que se tornou funcionário foi o Rafael Freitas, morador do bairro Jardim Colonial. “Como aluno entrei na Instituição em 2009 no internato, ainda jovem, imaturo e sem nenhum conhecimento, solicitei minha mãe que fizesse a matrícula na Cidade dos Meninos porque queria ter um melhor conhecimento, pela diversidade de cursos e qualidade da escola.” Rafael conquistou seu primeiro emprego graças ao curso de Garçom que fez na Instituição. “As oficinas de garçom disponibiliza festas no fim de semana para trabalhar”, ressalta Freitas. Depois com 16 anos Rafael conseguiu uma vaga como menor aprendiz, a partir daí foi um degrau de cada vez. Formou o Ensino Médio em 2013, no mesmo ano começou a cursar Educação Física na Faculdade, com o curso foi convidado a ser professor na Instituição no setor de Esportes, Rafael está no cargo há 3 anos, agora como Professor recém formado.
Futuro
Os próximos passos serão a construção dentro do espaço da Cidade dos Meninos de uma faculdade, o que irá proporcionar educação desde os 2 anos de idade, caso a criança entre no Centro Infantil, e percorra o caminho natural de ir para a Cidade dos Meninos, e depois ir direto para os bancos acadêmicos da faculdade. A criança entrará com 2 anos de idade e sairá com 22 anos no mínimo com vários cursos, uma graduação e uma formação moral exemplar.
Ajude
Para que o trabalho continue, a Cidade dos Meninos precisa de sua ajuda. Em 2017 a instituição lançou a campanha “Rede do Bem”, uma ação para convidar voluntários e doadores a se mobilizarem para salvar mais de 14.000 pessoas diretamente e mais de 30.000 indiretamente. Com doações a partir de R$30,00 você começa a fazer parte dessa rede e colabora para melhorar o futuro de milhares de pessoas. Entre em contato pelo telefone (31) 3614-9100.