Preparem o figurino, reparem o cenário. Está chegando a primeira edição do Festival de Artes Cênicas Neves Encena, promovido pelo Coletivo Semifusa. Nos dias 30 de junho e 1 de julho atores e bailarinos vão invadir palcos e praças pela cidade. Além das apresentações, serão realizados oficinas e debates abertos à comunidade.
A programação começa no dia 30, com duas oficinas, uma de “Elaboração de Projetos Culturais”, que visa apresentar os procedimentos iniciais para transformar uma ideia em um projeto. Será trabalhado um método fácil e rápido de perguntas e respostas necessárias para qualquer projeto ser elaborado.
A outra oficina será “Processo Colaborativo entre Grupos Cênicos” que a partir dos relatos das realidades de cada ambiente e seus aspectos comuns, almeja elaborar uma estrutura organizacional e operante que amplie as relações entre os agentes cênicos/culturais por meio do processo colaborativo em rede.
As inscrições para as oficinas devem ser feitas através de formulário disponível na página do Coletivo Semifusa.
Durante a tarde de sábado haverá o “Conversas Infinitas” sobre processos, condições e situação da produção cênica, da dança e da cultura independente brasileira. À noite haverá apresentação na Praça Central de Ribeirão das Neves.
O domingo (1) está reservado para as apresentações de teatro e dança, que começam pela manhã na Praça do Esperança em Justinópolis. À noite as apresentações serão no teatro da Cidade dos Meninos.
Toda a programação é gratuita. Para assistir às apresentações no teatro da Cidade dos Meninos é necessário retirar o ingresso a partir do dia 21 de junho na Casa de Cultura de Ribeirão das Neves.
Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: 8588-3184. O festival Neves Encena faz parte do Circuito Metropolitano de Cultura, projeto aprovado no Fundo Estadual de Cultura, que é uma parceria entre os coletivos da região metropolitana de Belo Horizonte que busca atender a necessidade cada vez mais urgente dos municípios da região buscarem o desenvolvimento cultural conjuntamente, estimulando a troca de conhecimento entre as cidades e a participação dos cidadãos na construção de políticas públicas.
30 de junho (Sábado)
10h às 15h – Oficina de Elaboração de Projetos - Com Debora Andrade
10h às 15h – Processo Colaborativo entre Grupos Cênicos - Com Clayton Nobre
16h ás 18h – Conversas Infinitas
#Circuito Metropolitano de Cultura
#Futuro cultural de Ribeirão das Neves
20h – Apresentação na Praça Central de Ribeirão das Neves - Silvana Andrade - Estátua viva originalmente criada por mim Grupo de Teatro Morro Encena - O marido que Comprou uma Bunda à Prestação
1 de julho (Domingo)
10h – Apresentação Praças do Esperança
Ronaldo Delfino - A Formiguinha Aventureira
Eliane Baltazar da Costa - Sinhá Olympia
18h – Apresentações Teatro Cidade dos Meninos
Estúdio Anna Paulla - Balé Clássico
Deborah Nunes e Luiza Uira – Bellycountry
Cleonice Vieira - A História do Velório da Minha Sogra
Companhia de dança Vênus - Quando os Anjos Falam
Zarifah Cia de Dança – Metamorphose
Arte em Gestos - Pastel Estragado
No' Fakes - No Fakes
Cia Hafsa – Incipiens
Gestos Grupo de Dança - No Caminho
GUFT - Quem casa quer Casa