Cultura, alegria, ação social e o retorno de uma festa que marca o encontro das gerações de famílias tradicionais do município. Esses são alguns dos significados e a essência da Festa Junina, “Arraiá dos Normais”, que vai acontecer nos dias 16 e 17 de julho, nas Ruas José Alexandre de Freitas e a São Vicente de Paulo, região Central de Neves. Na sua 15ª edição, o Arraiá pretende, este ano, apresentar uma versão moderna da quadrilha tradicional.
De acordo com a equipe que organiza o evento, além de tudo, a festa é também uma oportunidade para promover o encontro das novas gerações das famílias que deram início a iniciativa em 2001. Há cinco anos a festa foi batizada com o nome Arraiá dos Normais. Segundo o coordenador do evento, Frederico Rodrigues de Freitas, a escolha do nome é uma brincadeira do grupo, que de normal passa bem longe. “No segundo dia da festa nós vestimos roupas contrárias. Os homens vestem roupas de mulher, e as mulheres vestem roupas de homem. É uma alegria muito grande, a galera dança bonito. Fazemos o máximo para alegrar o público. Muita gente prestigia, por se tratar de uma festa familiar e com muita segurança”, explicou Frederico.
A versão moderna da quadrilha é a grande novidade deste ano. O grupo optou no figurino moderno, deixando um pouco a estampa xadrez das quadrilhas tradicionais. Jéssica Michelle Andrade, que também coordena a equipe do evento adianta que as roupas, passos diferentes e ousados vão surpreender o público. “Queremos fazer uma festa inovadora para resgatar essa história e manter a festa viva por muitos anos”, ressaltou Jéssica.
De acordo com a responsável pela preparação dos casais que vão se apresentar, Shenya Fialho, o grupo está ensaiando desde maio para entrar no ritmo. Segundo ela, os passos são mais complicados e tem gente que vai dançar pela primeira vez. “O forró moderno é a novidade do momento, então nós queremos acompanhar essa realidade, pois são passos de maior manobra de maior contexto”, destacou.
Ação Social
A apresentação especial da quadrilha para os idosos e a doação de uma parte do dinheiro arrecadado das barraquinhas do evento para o Azilo São Vicente de Paulo também são tradição da festa.
Para garantir toda essa estrutura, a equipe conta com mais de 40 patrocinadores do município. De acordo com Frederico, o fato de fazerem parte de famílias tradicionais da cidade facilita na conquista de parceiros. Cerca de 50 pessoas fazem parte da equipe. “Apesar de ter parado um tempo, todo muito lembra da festa e comenta sobre o desejo desse retorno. Então a expectativa é muito grande. Esperamos muita gente”, disse Frederico.