A comunidade do Povoado dos Pereiras promove, de 23 a 26 de junho, a tradicional festa em Honra ao Santíssimo Sacramento e à Nossa Senhora do Rosário.
As celebrações eucarísticas acontecem na igrejinha da Colina, que há mais de 50 anos é sinônimo de fé e religiosidade do Povoado dos Pereiras e também dos novos bairros que ficam no seu entorno.
As atividades religiosas começam nesta quinta-feira (23), às 16 horas, com a Procissão do Santíssimo. O cortejo sairá da Igreja de São Judas Tadeu, no bairro San Marino, em direção à Igreja da Colina, onde acontecerá a Celebração de Corpus Cristi, a ser ministrada pelo pároco da Igreja, Padre Alessandro.
Na sexta-feira (24), a partir das 19 horas, os fiéis iniciam o Trido de Nossa Senhora do Rosário, que é o terço rezado em três dias. Logo após, será celebrada uma missa. No sábado, a missa será co-celebrada pelos padres Marcos e Felipe. Em seguida, haverá o Levantamento das Sete Bandeiras de Promessas.
No domingo (26), Dia Dedicado à Nossa Senhora do Rosário, haverá festa o dia inteiro no povoado. De acordo com os organizadores, 14 Grupos de Irmandade de Nossa Senhora do Rosário estarão abrilhantando a celebração festiva a partir das 8 horas. Após o café da manhã e do almoço, servidos pela festeira, todos se prepararão para a Missa do Gongo, que é a culminância do evento. Na Missa Gongo os participantes poderão apreciar os rituais de uma missa africana, recheada com muita música e repercussão. Após a missa, acontecerá o descerramento das bandeiras da igreja e da que está na casa da festeira, desde o dia 4 de junho.
A festa de Nossa Senhora do Rosário é realizada pela senhora Francisca Diniz Leandro, (Vó Chiquita), que há 10 anos tem casa no povoado, mas, segundo ela, suas raízes estão ali, no povoado. “ É muito emocionante e prazeroso realizar a festa em honra a Nossa Senhora do Rosário e, graças a Deus, todos os anos, cresce a devoção dos fiéis, garantindo a continuidade da festa,” comemora.
A festa de Nossa Senhora do Rosário, além de celebrar a fé, é também um momento de se conhecer a cultura dos negros, seus ritos e crenças, tudo aliado à musicalidade africana. É também um momento de apreciar, à frente da Igrejinha, a arte através dos tapetes ornamentais, confeccionados pelas filhas de Dona Francisca, parentes e amigos. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves por meio Secretaria Municipal de Cultura.
PMRN