Durante a reunião mensal da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (ANELCA) no último sábado (30), o presidente da instituição, professor e escritor Mauro Morais, agraciou os presentes com uma bela novidade: a criação do Clube Nevense de Colecionadores (CNC).
De acordo com o professor, a ideia do Clube é criar um ponto de encontro entre os amantes da arte de colecionar objetos. As coleções continuariam pertencendo aos proprietários originais, mas poderiam ser expostas em instituições de ensino e espaços culturais e, em seguida, retornariam aos seus donos.
O Clube abrigaria todos os tipos de objetos colecionáveis, desde os mais comuns, como cartões, cédulas, chapéus, chaveiros, discos, latas, moedas, selos, até coleções de ítens inusitados que por ventura venham a aparecer. O CNC, a principio, compartilharia a sede com a Academia, até que haja um espaço próprio para a nova instituição.
Na oportunidade, o professor mostrou algumas de suas coleções, inclusive a de lápis, que deu origem a um de seus livros publicados: "O colecionador de lápis".
A pedra fundamental do Clube Nevense de Colecionadores será lançada na próxima reunião da ANELCA, dia 28 de maio. As reuniões da Academia Nevense acontecem sempre no último sábado do mês.