Cerca de 35 alunos do Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte, vão passar o feriado de Corpus Christi fazendo o bem. O grupo, acompanhado dos representes da pastoral da unidade, vai participar da Missão Marista de Solidariedade, de 20 a 22 de junho, no bairro Monte de Verde, em Ribeirão das Neves.
Com o tema Bem Comum, os jovens vão iniciar as atividades na quinta-feira (20), fazendo visitas à comunidade, para conhecer a realidade local, criar laços e apresentar à população carente os serviços públicos disponíveis. "Nosso objetivo é vivenciar a missão como possibilidade de estudo e de transformação social, formando lideranças comprometidas que atuem diretamente com as comunidades, por isso escolhemos um dos bairros mais vulneráveis de Ribeirão das Neves. Fazer o bem no tempo que vivemos é estar do lado de quem mais sofre e tem negado acesso a bens fundamentais como saneamento básico, transporte público acessível e outros", explica Jonathan Félix de Souza, coordenador da Pastoral Educacional.
Na sexta-feira (21), a partir das 9h, os estudantes construirão um jardim urbano com materiais descartados e reaproveitados. A ideia é ocupar, com canteiros de flores e bancos de pneus, a área de convivência ao lado da igreja. No sábado, das 9h às 15h, serão oferecidos, na Escola Municipal Joaquim Diniz Rocha, serviços gratuitos à comunidade, como cadastro no sistema aos serviços de acesso público, isenção para emissão de documentos, vacinação, aferição de pressão e oficinas para as crianças.
A Missão Marista de Solidariedade é uma atividade pedagógica-pastoral que deseja fortalecer uma sociedade que descubra e fortifique o valor da solidariedade, o respeito aos direitos fundamentais, bem como sustente uma interdependência social justa e igualitária. A missão, segundo os organizadores, deseja estimular o protagonismo dos educandos, de modo que percebam, que suas ações podem fazer a diferença.